Blog do Prisco
Destaques

ACIF encerra sabatina com candidatos aos cargos em disputa às Eleições 2022

No total, foram oito encontros com a participação de 18 candidatos

Após ouvir candidatos aos cargos para governador, senador e deputados federais, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), encerrou o ciclo de encontros nesta semana, com os candidatos aos cargos de deputados estaduais. Na ocasião estiveram presentes: Rafael Ary (Novo), Giovana Menegotto (Progressistas), Marcelo Fett (MDB) e Tiago Frigo (Partido Liberal).

Propostas
O professor e candidato Rafael Ary, falou sobre desburocratização, tecnologia e reforma administrativa.

“Por meio da tecnologia, a gente consegue simplificar, eliminar e ao mesmo tempo, fazer uma reforma administrativa, porque à medida em que certos serviços não vão sendo mais burocráticos, com muito carimbo e papel, obviamente o estado não precisa mais contratar outros serviços com a necessidade de terceirizar”, afirmou.

Educação

A advogada, fonoaudióloga, professora e empreendedora Giovana Menegotto , foi a primeira a apresentar suas propostas durante a última sabatina da ACIF. Ela ressaltou que a pauta da educação será uma de suas principais bandeiras.

“Vejo a educação como uma das pautas mais importantes. A educação não se restringe à escola, mas ela é super importante como bandeira principal. Defendo a educação integral, profissionalizante e vocacionada. Nós estamos desenvolvendo as pessoas para pensar o que pensamos hoje, é preciso desenvolver pessoas empreendedoras, que entendam o valor do trabalho, o valor da renda e do que ela pode te proporcionar”, disse.

Parceria Público-Privada

O candidato Marcelo Fett, defendeu em seu discurso, a importância da Parceria Público-Privada (PPP).

“Entendo que hoje é impossível o estado fazer com competência a gestão e manutenção de rodovias, por isso sou a favor da PPP. Hoje existe uma única PPP em operação no estado de Santa Catarina, que é a PPP de iluminação pública de Palhoça, a qual tive oportunidade de participar desde a concepção até as ações finais para que hoje essa parceria estivesse em operação”. Ele também afirmou que é a favor de uma revisão no modelo atual do transporte público que opera em Florianópolis e em Santa Catarina.

“Cobrarei ostensivamente a revisão do modelo sou aderente à questão de que o mercado, neste caso, deve definir quais são os melhores operadores”.

Contra privilégios

Candidato ao cargo de deputado estadual pelo PL, Tiago Frigo, afirmou que sua linha de atuação será contra os privilégios dados aos deputados que integram a Assembleia Legislativa. Ele também defende a redução de impostos e menos impostos.

“Farei o que der pra enxugar máquina pública no âmbito estadual e tudo que for nessa linha vou defender”.

Balanço

O “Prosperar SC – ACIF Eleições 2023-2026”, realizado durante todo o mês de setembro, teve como intuito ouvir os políticos alinhados com princípios e valores da ACIF, para que possam fazer o diálogo junto à sociedade e com a base de associados. No total, foram oito encontros com a participação de 18 candidatos.

“Concluímos um ciclo importantíssimo da cidadania e para a ACIF. Nós só conseguimos cumprir essa missão porque tivemos parceiros importantes, como as demais entidades, que acompanharam junto conosco esta jornada. Agradeço aos candidatos que estiveram presentes e se comprometeram com as causas e valores defendidos pelo projeto. Chegamos ao final com a certeza de que podemos exercer nosso voto de maneira mais consciente”, ressaltou o presidente da ACIF, Rodrigo Rossoni.

Presente em todos os encontros, a presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) em Santa Catarina, Juliana Mota agradeceu o convite e a iniciativa da ACIF. “O debate liderado pela ACIF é de suma importância, não só para a sociedade mas como também para a união das entidades. Saímos ainda mais fortalecidos”, disse.