Blog do Prisco
Destaques

ACIF participa da Missão Ecossistemas de Inovação, em Medellín, na Colômbia

Políticas públicas e projetos de inovação que transformaram a cidade colombiana, podem servir como inspiração em Florianópolis

Empresários, arquitetos, gestores públicos e professores universitários de Florianópolis estão em Medellín, na Colômbia, participando da Missão Ecossistemas de Inovação, organizada pelo Cidade Inovadora, de 8 de outubro até o dia 15. A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), foi uma das entidades convidadas a participar da missão, que tem como foco, ampliar a inovação nas cidades, abrindo caminhos para a criação de novos ecossistemas.

“Estamos entendendo um pouco mais como eles pensam sobre o que é ser uma cidade inovadora. Os três princípios básicos de cidade são: proteção, oportunidades e trocas (intercâmbios). Ser inovador não está vinculado somente com tecnologia, constatamos que o segredo não são as infraestruturas, os edifícios e sim as pessoas. Partem do princípio que o melhor recurso natural de qualquer cidade são as pessoas”, afirma Rodrigo Vieira, engenheiro civil e voluntário da ACIF, que está à frente da Diretoria de Desenvolvimento Urbano.

Ele ressalta o fato de que Medellín, em 1995 decidiu ser em 2015 a cidade mais educada, mais inovadora e a melhor esquina da América Latina. Através de um sistema de transporte público robusto a cidade eliminou as fronteiras, onde tudo se conecta e propicia um ecossistema baseado em qualidade de vida. “Outro detalhe é que para a população de Medellín tudo é negócio, o empreendedorismo é base de tudo”, completa.

Desenvolvimento sustentável

Durante os dias da visita na cidade, os participantes puderam fazer visitas técnicas ao ecossistema local, acompanhamento com equipe especializada, networking com empresários internacionais, integração com agentes públicos, empresários e acadêmicos, além de participarem das palestras com profissionais renomados na área. Todas as experiências vivenciadas mostraram como políticas públicas e projetos de inovação transformaram Medellín em referência mundial em urbanismo social.

As principais linhas do desenvolvimento sustentável de Medellín são: mercado; planos de desenvolvimento; segurança e justiça; políticas públicas com base em ciência dos problemas; governo democrático; território e inclusão universitária.

Cultura cidadã

Medellín tem hoje uma Secretaria de Cultura Cidadã, que se divide entre cultura e arte. “Existe uma linha de ciência baseada numa pesquisa constante desde 2007, realizada a cada dois anos, que geram dados de cidadania. Mede assuntos como confiança, disposição das pessoas em cumprir as normas da cidade, a disposição de ajudar ao próximo, mede as relações interpessoais e tudo que é relacionado a formas de convivência na cidade”, detalhou Vieira.

Inspiração

Em 2013, Medellín foi declarada a cidade mais inovadora do mundo no concurso City of the Year, do Wall Street Journal. Atualmente consolida-se como destino de referência internacional em práticas de inovação urbana e resiliência social.