Blog do Prisco
Notícias

ACIF realiza Seminário Viver Sustentável

Soluções de tecnologias sociais simples e baratas para a gestão da água nas casas e caso da primeira “Zero Waste Store” portuguesa, uma mercearia biológica a granel, serão alguns temas abordados no evento

 

Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF)  realiza nessa quarta-feira (25) a 5ª edição do Seminário Viver Sustentável. O evento tem por objetivo promover a consciência ambiental e o estímulo às práticas sustentáveis por meio de debates, oficinas e outras atrações.

Participarão do encontro, que é aberto ao público e ocorrerá no auditório da Unisul, estudantes da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), ONGs e organizações públicas.

Entre os temas abordados nas discussões estão a relação entre a indústria e a sustentabilidade, capacitação em ecomoda, consumo consciente e as novas formas de economia, entre outros.

Eduardo Schnitzler Moure, do Núcleo de Educação Ambiental do Centro Tecnológico (NEAmb) da UFSC e do Instituto Çarakura, falará sobre o uso de soluções de tecnologias sociais (simples, baratas, baixo impacto ambiental, adaptadas ao contexto local, facilmente replicáveis) para a gestão da água nas casas, como captação de água da chuva, banheiro seco, sistemas ecológicos de tratamento de esgoto.

Também será apresentado o caso da Maria Granel, a primeira “Zero Waste Store” portuguesa, uma mercearia biológica a granel, abriu as portas em Lisboa (Alvalade) em novembro de 2015. A primeira loja em Portugal, e uma das pioneiras na Europa e no mundo, a dispensar as embalagens e a vender exclusivamente a granel. Maria Granel foi referenciada internacionalmente como um dos introdutores do sistema BYOC (“Bring your own container”) no mercado nacional. Patrocínio: Engie e Ambiental Santos.

O evento tem patrocínio da Engie e Ambiental Santos e apoio do Instituto Lixo Zero e da Unisul.  Os parceiros são NEAmb, Armário Coletivo, SEBRAE, Movimento Nós Podemos SC, Floram, GTEA RH08, Instituto Çarakura, Trama Ética.

 

PROGRAMAÇÃO

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura

8h35 –Talk Show

Case 1: Reflexões sobre sustentabilidade –Silvane Dalpiaz do Carmo – FLORAM e GTEA RH08

Case 2: A indústria e a Sustentabilidade. Case Ambiental Santos – Gilberto de Cristo

Case 3: Gestão sustentável ENGIE – José Lourival Magri – ENGIE Brasil Energia

9h30 – Agenda 2030: um compromisso com as futuras gerações – Adelita Adiers – Coordenadora Geral no Movimento Nacional ODS –  Nós Podemos Santa Catarina

10h – Coffee Break

10h20 – Atração Sócioambiental Educativa – NOSSA SENHORA dos resíduos – Paula Tonon (ANDARES.COM)

10h35 –  Case “Maria Granel” de Portugal – Eunice Maia

11h15 – Encerramento

OFICINAS

Oficinas simultâneas – Horário: 14h às 17h

-Capacitação em Ecomoda – Neide Schulte – Trama Ética

-Tecnologias Sociais para a gestão da água na sua casa – Eduardo Schnitzler Moure – NEAmb e Instituto Çarakura

-Transalimentação – Marina Cardoso Guzman – NEAmb

-Negócios de Impacto – Inovação Social do conceito à prática – Marcio Jappe – SEBRAE SC

-Consumo consciente e as novas formas de economia – Carina Zagonel – Projeto Armário Coletivo