Blog do Prisco
Notícias

ACM emite nota lamentando morte de Ernesto Damerau

A ACM comunica com pesar o falecimento, neste dia 19 de agosto de 2015, do cirurgião Ernesto Francisco Damerau, expressão maior da medicina humanizada praticada no estado de Santa Catarina, um verdadeiro exemplo para várias gerações de médicos formados em solo catarinense. Aos 83 anos de idade e 57 anos de exercício da medicina, seu acolhimento àqueles que lhe confiaram a vida e a saúde segue como modelo na importante relação de confiança entre o médico e o paciente.

damerau3Na sua destacada trajetória, foi merecedor de inúmeras homenagens, como médico, cidadão e professor, dando seu nome ao Centro de Pequenas Cirurgias da Policlínica Municipal do Continente, em Florianópolis, cidade onde exerceu suas atividades. Entre as mais recentes premiações recebidas está a Medalha Emílio Blum, distinção da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis dirigida a personalidades da capital. Também recebeu o “Bisturi de Cristal”, da Academia Mundial de Medicina, de Salzburg (Áustria), em sessão conjunta com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Em 2014, foi alçado à categoria de Membro Emérito da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina.
Além de sua prática médica, o cirurgião não se furtou de atuar junto às entidades da sua categoria. Fez parte da diretoria da Associação Catarinense de Medicina em três gestões, integrou a diretoria do Sindicato dos Médicos e foi conselheiro do Conselho Regional de Medicina por mais de dez anos. Foi um dos fundadores da Unimed de Florianópolis e membro do Conselho da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina.
Em reconhecimento ao valor inestimável da atuação do cirurgião, foi um dos médicos homenageados pela ACM na coluna “SEU MÉDICO, SEUPARCEIRO”, divulgada nos principais jornais de circulação em Santa Catarina, exatamente um ano atrás, em agosto de 2014.

Foto: arquivo, divulgação