Blog do Prisco
Notícias Últimas

ACM promove união de hospitais e Secretarias da Saúde para agilizar soluções no enfrentamento da pandemia na Grande Florianópolis

Foi criado grupo de representantes dos hospitais públicos e privados para ampliar a comunicação e dar celeridade à busca de respostas conjuntas diante dos desafios do agravamento da Covid-19, como a falta de medicamento e a necessidade de tratamento precoce dos pacientes

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da Covid-19, hospitais das redes pública e privada da Grande Florianópolis se reuniram para debater sobre a realidade e as dificuldades das unidades no enfrentamento ao novo coronavírus. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (dia 29/06) e foi coordenado pelo presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Junior, com a participação do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e do secretário da Saúde da capital, Carlos Alberto Justo da Silva. Como resultado do debate foi criado um grupo dos diretores dos hospitais, para uma maior comunicação, integração de dados e identificação de necessidades de forma a enfrentar o momento de aumento da taxa de utilização dos leitos dos hospitais, especialmente de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), com o crescente número de casos de Covid-19 e doenças respiratórias causadas pelo inverno, como a Síndrome Respiratória Aguda e a Influenza.

Além de dificuldades de leitos, os representantes hospitalares também relataram a falta de medicamentos, de testes e a necessidade de capacitação de profissionais para o atendimento de casos do novo coronavírus. A importância do tratamento precoce da Covid-19 ainda foi avaliada pelos presentes à reunião, como forma de conter o agravamento da doença e evitar a internação em UTI, assim como os riscos para a saúde dos pacientes.

O secretário de Estado da Saúde destacou o momento vivenciado por toda Santa Catarina, em especial na região da Grande Florianópolis. “Infelizmente nosso cenário epidemiológico mudou nas últimas duas semanas e isto exige novas ações, como esta promovida pela ACM, que se constituiu numa oportunidade de ampliar o debate sobre o grave quadro que enfrentamos”. Já o secretário da Saúde da capital relatou os desafios com o agravamento do quadro da Covid-19 neste final do mês e junho, o de maior risco desde o início da pandemia. “Agradeço à ACM pela promoção da reunião, assim como a presença dos representantes dos hospitais. O encontro nos permite esclarecer o quadro das necessidades e o papel de cada no combate ao coronavírus”.

Para o presidente da ACM, o principal resultado do encontro foi a união na busca das respostas para os gargalos existentes na defesa da população no controle da pandemia. “Dessa forma vamos poder agilizar a comunicação entre os hospitais e as secretarias de Saúde, identificando as carências e buscando soluções. Nunca foi tão importante a integração de forças para a assistência à saúde dos catarinenses”.

Hospitais e entidades presentes
SOS Cárdio – Serviços Hospitalares S/C Ltda
Hospital Baia Sul S/A e Clinica Imagem (Hospital CARE)
Casa de Saúde e Maternidade São Sebastião
Hospital Unimed São José
Instituto de Psiquiatria do Estado de Santa Catarina
Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago – UFSC
Hospital Regional de São José – Homero de Miranda Gomes
Maternidade Carmela Dutra
Hospital Florianópolis
Cepon – Centro de Pesquisas Oncológicas
Hospital de Caridade
Hospital Nereu Ramos
ACAMESC – Academia de Medicina do Estado de SC
SIMESC – Sindicato dos Médicos do Estado de SC