Blog do Prisco
Coluna do dia

Acordão com vistas a 2022

Daniela Reinehr cometeu o equívoco de fazer mudanças quando o momento não recomenda. Por exemplo, a deputada Carmen Zanotto para a Saúde. Por mais qualificada que seja, e ela é, inclusive atualmente se destacando na Câmara na Comissão Extenra de Combate à Covid19, mas não era hora, indiscutivelmente de se mexer na Saúde.

Tudo bem nomear um secretário de Casa Civil de sua confiança, substituir o PGE, perfeitamente natural. Mas mudar o secretário de Infraestrutura. E quem foi indicado? Ex-deputado Leodegar Tiscoski, que ocupou a mesma função há 20 anos.

Ele é do PP e trabalhou para Gelson Merisio na campanha e agora faz parte do governo Daniela Reineher? Gerson Schwerd, o novo titular da Casa Civil, chega ao posto com as digitais do MDB e também de Gelson Merisio.

 

Avalizou

Quanto a Carmen Zanotto, o padrinho é o senador Jorginho Mello, do PL, provavelmente o candidato de Bolsonaro ao governo do estado no ano que vem. Sem falar no Podemos de Paulo Bornhausen. Mello, que é muito próximo de Carmen, foi quem convenceu a deputada a deixar Brasília e assumir a Saúde estadual.

 

Vale tudo

Ou seja, fica claro que houve um grande acordão para o afastamento de Moisés da Silva, que passou pelo voto do deputado Laércio Schuster. Tudo à luz do dia e em plena pandemia, o que envergonha Santa Catarina inclusive no contexto federal!

 

Perda

O empresário Hemerson Dimas da Silva, 49 anos, faleceu na madrugada desta quinta-feira (1) em São Paulo, vítima de complicações da Covid19. Ele era o filho mais velho do fundador do Grupo Dimas, o senhor Dimas Arnoldo da Silva, falecido em 2020.

Natural de Florianópolis, Hemerson deixa um filho de 12 anos. Por conta dos protocolos da pandemia, não haverá velório.

 

Renda básica

O Brasil tem hoje 14,3 milhões de desempregados e quase 27 milhões de pessoas na extrema pobreza. Diante desse cenário temerário agravado pela pandemia do Coronavírus, o deputado Fabiano da Luz (PT) defende a renda básica para atender quem está em vulnerabilidade social e assina o PL (Projeto de Lei) que institui o Programa Estadual de Renda Básica de Cidadania e de Renda Básica Emergencial no Estado.

O projeto foi protocolado esta semana.

 

Marco político

Enquanto Daniela Reinerh anunciava os primeiros nomes do seu mandato interino, Carlos Moisés da Silva se reunia na Casa da Agronômica com alguns integrantes do primeiro escalão, agora afastados temporariamente. Isso lá no começo da semana. A cena, contudo, foi e segue sendo emblemática.

 

Análise

Além de fazer uma análise dos movimentos políticos da segunda-feira, quando mais de 20 parlamentares compareceram para uma série de anúncios e atos na residência oficial, com destaque para a presença dos quatro parlamentares que votaram contra a deflagração do impeachment e também a eloquente manifestação de Marcos Vieira em defesa de seu voto durante encontro com comitiva de Caçador, o grupo também tratou dos próximos passos do julgamento pelo Tribunal Misto.

 

Futuro

Carlos Moisés tem repetido que respeita profundamente o entendimento de cada desembargador na primeira fase do julgamento, e não esconde a confiança de que a sua inocência seja reconhecida durante a análise aprofundada do caso na instrução para o julgamento definitivo.