Blog do Prisco
Coluna do dia

Acordos espúrios

Eduardo Cunha (PMDB), presidente da Câmara e terceiro na linha sucessória nacional, não tem a menor condição de permanecer no cargo. Dilma Rousseff (PT), além do risco de impeachment e das mentiras deslavadas que contou na campanha, também não tem, por inaptidão mesmo, a menor condição de continuar na presidência. A cada dia, ela encaminha o país mais rapidamente para um atoleiro sem fim.

Lula da Silva, que criou a tal (ex) mãe do PAC, e seus filhos já deveriam ter seguido o caminho de Zé Dirceu e cia, passando uma bela temporada no xilindró.

Mas estamos nos aproximando do fim de 2015 e o trio, com apoio de Renan Calheiros, deve permanecer em seus cargos. Além de  livres, leves e soltos.

Nos bastidores e pelas movimentações à vista do distinto público, é perceptível que está em curso um acordão para manter tudo como dantes no quartel de Abrantes. Lula, solto, comanda o país ao lado do PMDB governista. Dilma segue como Rainha Inglaterra e Cunha continuará fazendo de conta que a Câmara funciona.

Pelo que se sabe até aqui, os acertos também passam pelo sepultamento da CPI do BNDES, para terminar de livrar o próprio ex-metalúrgico e sua rica prole da cadeia. A volta do juiz titular da vara federal responsável pela Operação Zelotes também faz parte do show. Beleza. Mas e o país? A crise política, com seus acordos espúrios e impublicáveis, vai continuar penalizando a sofrida população brasileira? Ao que tudo indica, sim. A conferir!

 

Obras

O deputado estadual Vicente Caropreso solicitou reunião do Fórum Parlamentar Catarinense ao atual coordenador, Mauro Mariani (PMDB), em Jaraguá do Sul,  no sentido de esclarecer à opinião pública a previsão de entrega e o andamento das obras federais da região, em especial à duplicação da BR 280.

 

Faz de conta

Caropreso está indignado com o atraso das obras do viaduto de Schroeder e, por meio de constantes encontros com o governo do Estado, tenta agilizar o início das obras de duplicação do trecho urbano da BR-280, entre Jaraguá e Guaramirim. “Quem não pressiona, não tem pleitos atendidos e estes são fundamentais”, ensina o tucano.

 

Magistério na expectativa

Luciane Carminatti (PT) repercutiu na tribuna da Assembleia a intenção do Executivo de enviar ao Legislativo o projeto de descompactação dos salários do Magistério, em regime de urgência. “Teremos 45 dias para descompactar a tabela, garantindo a valorização da habilitação, do tempo de serviço e da especialização técnica”, afirmou a parlamentar.

 

“Meia boca”

Assim o deputado Valmir Comin (PP) classificou o projeto do Centro Administrativo que transforma as Secretarias Regionais em Agências. E disparou o progressista. “Duvido que o governador queria esse modelo de projeto. Gostaria, sim, da redução ou até da extinção das SDRs. Teria a aquiescência da maioria da população. Mas, pela conjuntura política, talvez fique impossibilitado de promover essa ação”.

 

Agora vai

Ministro dos Portos, Helder Barbalho, prometeu a liberação de R$ 60 milhões para a dragagem do canal do Rio Itajaí-Açu, que atende os Portos de Itajaí e Navegantes. O assoreamento está gerando prejuízos milionários para as cidades portuárias e o Estado. Informação repassada pelo governador Raimundo Colombo.