Blog do Prisco
Notícias Últimas

Ada recebe garantia de prioridade para emendas da saúde e da permanência de ACTs

O compromisso com a liberação de emendas parlamentares destinadas a investimentos na saúde, em municípios ou hospitais públicos e filantrópicos, e com a prorrogação de contratos de ACTs da área da saúde foram compromissos assegurados com a deputada Ada De Luca (MDB) pelo secretário de governo Helton Zeferino, durante audiência da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, que debateu estratégias do executivo estadual no combate a pandemia do coronavírus Covid-19.

Ada aproveitou sua participação para cobrar, em nome dos 40 parlamentares, o compromisso do governo com a liberação de emendas do orçamento de 2019 que já deveriam ter chegado ao destino, especialmente na saúde, e Zeferino concordou que essas estarão entre as prioridades do executivo. O secretário também disse, em resposta à deputada, que os servidores contratados em caráter temporário – os ACTs terão vínculos prorrogados em função da crise sanitária. Isso envolve 858 médicos, 338 profissionais de enfermagem, 970 técnicos da área e 155 farmacêuticos.

A deputada ainda cobrou esclarecimentos sobre investimentos feitos em UTIs e na locação de ventiladores mecânicos, bem como de testes e reagentes para Covid-19. O secretário disse que 98 dos 200 leitos de UTIs disponíveis para pacientes comprovados ou suspeitos de estar com coronavírus estão ocupados, e o governo trabalha para disponibilizar mais 200 leitos. Sobre ventiladores, o levantamento estadual aponta 810 no total da rede pública e privada, sendo que há expectativa de somar mais 257 equipamentos. Quanto aos kits, o governo federal encaminhou 20 mil testes rápidos para Santa Catarina, e antes o Estado já dispunha de 20 mil.

Ada e os deputados emedebistas aprovaram na sessão plenária da tarde desta terça-feira nova convocação do secretário da Saúde, juntamente com o secretário da Defesa Civil João Batista Cordeiro, para reunião da Comissão de Defesa Civil, a fim de explicrem os critérios utilizados para a contratação emergencial de uma ONG de Catanduvas/SP para construir um hospital de campanha em Itajaí, no Parque da Marejada, ao custo aproximado de R$ 50 milhões em processo de licitação considerado suspeito realizado em 24 horas.