Blog do Prisco
Notícias

ADEPOL-SC lança livro de artigos científicos

Prefaciado pelo secretário de Estado, Antônio Gavazzoni, e escrito por delegados, professores, advogados e um desembargador, a obra “INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR E PROCESSO PENAL: NOVOS DESAFIOS E PERSPECTIVAS” será lançada oficialmente no próximo dia 25, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis. Trata-se do resultado  do II Edital de Seleção de Artigos Científicos relacionados à Polícia Judiciária e Investigação Criminal, promovido pela Associação dos Delegados de Polícia de Santa Catarina (ADEPOL-SC).

O exemplar com 238 páginas e 15 artigos de 18 autores foi  produzido pela Editora Empório do Direito, de Florianópolis. De acordo com o presidente da ADEPOL-SC, Delegado Ulisses Gabriel, o propósito da iniciativa é contribuir e incentivar o estudo e a publicação de trabalhos científicos relacionados à atividade policial judiciária. “Possibilitaremos o reconhecimento acadêmico dos associados e, consequentemente, a valorização da carreira policial civil.”, enfatiza.

CONHEÇA OS AUTORES

ALAN PINHEIRO DE PAULA – Delegado de Polícia de Santa Catarina. Mestrando em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Professor de Direito Administrativo da Univali. Professor da Academia de Polícia de Santa Catarina (ACADEPOL/SC).

ALICE BIANCHINI – Doutora em Direito penal pela PUC/SP, mestre em Direito pela UFSC, especialista em Teoria e Análise Econômica pela Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul-SC e em Direito Penal Econômico Europeu, pela Universidade de Coimbra/IBCCrim. Foi professora do Departamento de Direito Penal da USP e do Curso de Mestrado em Direito da Uniban-SP. Leciona em diversos cursos de especialização.  Integrante da Comissão Nacional da Mulher Advogada – OAB Federal. Autora de vários livros e de artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros, dentre eles, Lei Maria da Penha. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. Instrutora do Programa Virtual Estude Lei Maria da Penha em 30 dias: +de 100 questões controvertidas.

ANDRÉ LUIZ BERMUDEZ PEREIRA – Delegado de Polícia de Santa Catarina. Mestrando em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Professor de Direito Constitucional e Processo Penal na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Professor da Academia de Polícia de Santa Catarina (ACADEPOL/SC).

DAVID TARCISO QUEIROZ DE SOUZA – Delegado de Polícia do Estado de Santa Catarina. Mestre em Ciências Criminais pela PUC/RS. Especialista em Direito Público. Especialista em Gestão de Segurança Pública. Professor de Direito Processual Penal e Criminologia na Academia de Polícia do Estado de Santa Catarina (ACADEPOL/SC). Professor universitário.

ISAAC SABBÁ GUIMARÃES – Promotor de Justiça no Estado de Santa Catarina. Doutor em Direito pela Università Degli Studi di Perugia (Itália). Doutor em Ciência Jurídica pela UNIVALI. Mestre em Ciência Jurídica por Coimbra (Portugal).

JARDEL LUÍS DA SILVA – Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Especializando em Direito e Gestão Tributária pela Universidade do Vale do Rio do Sinos. Advogado licenciado, exercendo as funções de Assessor de Juiz de Direito.

JÚLIO CÉSAR M. FERREIRA DE MELO – Juiz de Direito de Segundo Grau do TJSC. Graduado em Direito pela UFSC (1988). Mestre em Ciência Jurídica (Área de Concentração: Hermenêutica e Principiologia Constitucional – 2010) e Doutorando em Ciência Jurídica pela UNIVALI

JULIO CESAR MARCELLINO JR. – Doutor em Direito Público pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estudos doutorais na Faculdade de Direito de Coimbra (Portugal). Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Especialista em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). Professor da Disciplina de Direito Constitucional na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Advogado. Presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC).

LEILANE SERRATINE GRUBBA  – Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade Meridional (IMED). Professora da Escola de Direito da Faculdade Meridional (IMED). Pesquisadora da Fundação Meridional. Coordenadora do grupo de pesquisa MAR – Migração, Asilo e Refúgio (CNPq/IMED), e do grupo de pesquisa FUNDDIH – Fundamentos e Dimensões dos Direitos Humanos (CNPq/IMED). Líder do Centro de Direito, Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade, vinculado à IMED.

LUANNA TOMAZ DE SOUZA – Doutora em Direito (Universidade de Coimbra). Vice-diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Direito Penal e Democracia e coordenadora da Clínica de Atenção à Violência (CAV). Email: [email protected]

MÁRCIA CRISTIANE NUNES-SCARDUELI – Policial Civil em Santa Catarina, Professora da ACADEPOL/SC e da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), campus virtual, Doutora em Ciências da Linguagem.

MÁRCIO SCHIEFLER FONTES – Juiz de Direito em Santa Catarina, convocado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), onde atua como juiz auxiliar do Ministro Teori Zavascki. É bacharel e mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de pós-graduado em diversas universidades brasileiras. Antes, foi nomeado diplomata de carreira.

PAULO CESAR SCHMITT – Sócio do escritório de advocacia Menezes e Niebuhr Advogados Associados; Especialista em Direito Processual pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – CESUSC; Pós-Graduando em Ciências Criminais pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – CESUSC; Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Membro da Comissão de Direito Penal da OAB/SC; Conselheiro Titular do CONEN – Conselho Estadual de Entorpecentes.

PAULO SILAS TAPOROSKY FILHO – Advogado. Especialista em Ciências Penais. Especialista em Direito Processual Penal. Especialista em Filosofia

RICARDO JACOBSEN GLOECKNER – Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Advogado criminalista.

SALAH H. KHALED JR. – Professor adjunto de Direito penal, Criminologia,  Sistemas Processuais Penais e História das Ideias Jurídicas da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Professor Permanente do Mestrado em Direito e Justiça Social da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Doutor e Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Mestre em História (UFRGS). Especialista em História do Brasil (FAPA). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (PUCRS). Licenciado em História (FAPA). Líder do Grupo de Pesquisa Hermenêutica e Ciências Criminais (FURG/CNPq).

VANDERLEI PORTES DE OLIVEIRA – Doutorando em Direito (Universidade de Coimbra). Professor da Universidade Federal Rural da Amazônia. Email: [email protected]

YURI FELIX – Doutorando e Mestre do Programa de Pós-graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Pós-graduado em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra/IBCCrim. Pós-graduado em Ciências Penais. Ex-Presidente da Comissão de Direito Penal e Direito Processual Penal da 40ª Subseção da OAB/SP. Ouvidor do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais/IBCCRIM. Professor e palestrante com artigos publicados em revistas especializadas. Advogado criminal em São Paulo.