Blog do Prisco
Notícias Últimas

Advogados de Blumenau e região prestigiam lançamento de livro sobre direito do trabalho

Obra é uma homenagem ao advogado e pesquisador Cesar Luiz Pasold

Advogados e advogadas da região de Blumenau participaram na terça-feira do evento de lançamento do livro “ESG Tecnologia e Trabalho”, organizado pelos advogados e professores Aurélio Miguel Bowens da Silva e Luiz Eduardo Gunther. A obra traz 14 artigos com diferentes abordagens sobre o ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) e as relações trabalhistas.

A introdução é do CEO da Rudolph Usinados de Timbó, Alex Marson, e os outros textos são de professores de Direito de Santa Catarina – entre eles: Felipe Oswaldo Guerreiro Moreira (FURB), Marco Antônio César Villatore (UFSC), Natalie Bianca Marchi Avancini (Uniasselvi), Ricardo Murilo da Silva (FURB) e Vívian De Gann dos Santos (Univali).

fotos>divulgação

“É muito gratificante participar da obra ao lado de colegas que respeito e admiro”, diz a advogada e professora Vívian Degann. “O fomento à pesquisa e ao aperfeiçoamento permanente valoriza a classe e qualifica ainda mais a advocacia”.
Aurélio Miguel Bowens da Silva, um dos organizadores do livro, diz que a obra é destinada a empresas, alunos de Direito e profissionais que querem estar a par do assunto com foco no Direito do Trabalho. “O ESG (Environmental, Social and Governance) é um assunto novo, que surgiu na área de administração. Mas o direito começa a entender o tema – e a proposta do livro é relacionar o meio ambiente, o social e a governança, que são princípios que as empresas devem seguir, com o direito do trabalho e a tecnologia”.
O livro também é uma homenagem ao advogado, pesquisador e escritor Cesar Luiz Pasold, que faleceu em abril deste ano. O prefácio da obra foi escrito pela juíza do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, Andrea Limongi Pasold, filha do autor de 11 obras e co-autor de 33 livros. “O Cesar Luiz Pasold foi um grande professor de Santa Catarina, ele ministrou aulas na pós-graduação da UFSC, da Univali, e publicou livros que marcaram os operadores do Direito. Como ele faleceu recentemente, surgiu então a obrigação de fazer uma justa homenagem a esse profissional que é exemplo para a advocacia e para a Academia de Direito”, enfatiza Aurélio Miguel.
Esta é a quarta publicação em que o advogado e professor Aurélio Miguel Bowens da Silva participa como co-autor e a primeira que atua como coordenador. “Eu sempre procuro trabalhar nesse modelo de artigos com vários autores para ter vários enfoques sobre o mesmo assunto, pois o livro fica mais rico e se torna uma leitura interessante e divertida”, conclui.