Blog do Prisco
Notícias Últimas

Advogados de Itajaí organizam evento com a participação de ministros

Programação é voltada a advogados e acadêmicos e terá a participação da ministra do STF Cármen Lúcia e do ex-ministro Ayres Britto

A ministra do STF Cármen Lúcia e o ex-ministro Ayres Britto vão participar de uma conferência magna, promovida pela Comissão de Direito Constitucional da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil/Subseção Itajaí. O encontro acontecerá no dia 18 de agosto, de forma on-line. O objetivo é a difusão de conhecimento científico aos advogados, estudantes e pesquisadores de Direito.

O evento integra o projeto “Estudos quanto ao direito fundamental à Paz”, organizado pela comissão local em parceria com dois grupos de investigação – um brasileiro e outro português. A iniciativa é apoiada pela ESA – Escola Superior de Advocacia, que fornecerá uma certificação de duas horas aos participantes inscritos.

Os encontros, que iniciaram em junho e vão ocorrer até setembro, contam com os ensinamentos de pesquisadores reconhecidos no Brasil e também em Portugal. As conferências vêm ocorrendo mensalmente, algumas de forma virtual e outras no formato presencial.

O presidente da Comissão de Direito Constitucional/OAB Itajaí e coordenador do projeto, Dr. Avila Junior, explica que o objetivo dos encontros é difundir o conhecimento acadêmico. Após a conclusão das etapas de transmissão de conhecimento, o grupo de trabalho – formado por cerca de 40 advogados prestigiados e reconhecidos por sua atuação – vai ampliar estudos e pesquisas. 

Vencida essa etapa, segundo o coordenador, será editado um livro com temas relacionados ao direito fundamental à paz. “A obra certamente irá ecoar importantes estudos em diversas áreas, contribuindo à advocacia e à academia”, afirma.

Nos últimos dois meses a programação já contou com a participação dos pesquisadores estudiosos Alex Sander Xavier Pires, Saul Tourinho Leal, Monique Falcão, Patricia Cardoso Dias e Roberta Campos. Em breve, a Comissão divulgará informações sobre o congresso do próximo mês, que ocorrerá de forma presencial.