Blog do Prisco
Coluna do dia

Aécio na berlinda

Aécio na berlinda

Só está faltando o ok do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, para que o senador tucano Aécio Neves torne-se oficialmente investigado no âmbito da Operação. O pedido de investigação foi feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Em sua delação premiada, o senador Delcídio do Amaral, apontou que o líder da oposição, depositário de mais de 50 milhões de votos em 2014, recebeu propina de um grande esquema de corrupção entranhando em Furnas, a maior e mais lucrativa das subsidiárias da Eletrobras. Evidentemente, é empresa estatal e do setor energético, a exemplo da Petrobras.

Não é de hoje que profundos conhecedores dos bastidores projetam que o ex-governador de Minas não chegará inteiro para a disputa de 2018. Justamente devido ao possível surgimento de escândalos dos quais teria se beneficiado ilicitamente.

Seria de bom tom o catarinense Zavascki autorizar as investigações. O fato de ser da oposição, não concede um salvo-conduto ao neto de Tancredo Neves. O trabalho investigativo neste caso deve ir a fundo, pois o Brasil precisa ser passado a limpo.

 

Mal do século

Se forem comprovados ilícitos, Aécio Neves deverá ser julgado pela Comissão de Ética do Senado e também pelo Judiciário. O país vive um momento em que não se pode conviver ou sequer imaginar brechas que favoreçam a corrupção, o mal do século 21!

 

Esse, não

Se vivo fosse, certamente Luiz Henrique da Silveira aconselharia o amigo Michel Temer a desistir do nome de Romero Jucá para o Ministério do Planejamento. Investigado na Lava Jato, Jucá não corresponde aos anseios da população para um novo governo.

 

Sem condições

Eduardo Cunha precisa deixar a presidência da Câmara. Tem todo o direito de se defender das gravíssimas denúncias, mas não na condição de comandante de poder. Ainda mais usando o cargo escancaradamente para se esquivar do processo aberto contra ele no Conselho de Ética.

 

Empresário-candidato

A convite do presidente estadual do PP, Esperidião Amin, e do coordenador da bancada, deputado Zé Milton, o empresário lagunense Samir Ahmad esteve em Florianópolis, na sede do Partido Progressista. Na reunião, Samir confirmou o seu nome como pré-candidato a prefeito de Laguna, e teve declarado o apoio das lideranças a sua candidatura.

 

Prelúdio

Até os cachorros da Praça XV de Novembro já sabiam que as obras federais de duplicação de rodovias em SC e no país iriam parar. Não há dinheiro e os prejuízos serão enormes, porque o que já foi feito e adquirido tende a se deterior. O contribuinte pagará novamente por serviços e equipamentos que já deveriam estar prontos há muito tempo.

 

Morde e assopra

Enquanto Raimundo Colombo contemporiza com o PMDB, Gelson Merísio articula freneticamente para bater o Manda Brasa no maior número possível de municípios.

 

Perfil

Nas três maiores cidades, apenas em Blumenau o grande adversário do PSD não será o PMDB. Na loura cidade do Vale, os pessedistas vão tentar desbancar o tucano Napoleão Bernardes.

 

Sonho de Colombo?

Há quem acredite que o candidato ideal de Raimundo Colombo para 2018 seja o deputado federal João Paulo Kleinübing, visto no PMDB como nome ideal para vice de um peemedebista. A conferir!