Blog do Prisco
Notícias Últimas

Agência Consular da Itália em Joinville começa emitir passaportes

Iniciou nesta semana a entrega dos primeiros passaportes italianos emitidos pela Agência Consular da Itália, em Joinville. Os documentos foram solicitados a partir do dia 11 de fevereiro depois da entrega do equipamento de biometria fornecido pela Embaixada da Itália, em Brasília. A população de 23 cidades da região é atendida no local.

“Estamos entregando os primeiros 15 passaportes emitidos neste período de aproximadamente um mês, mas poderemos emitir 200 no ano. O serviço era realizado somente em Curitiba e hoje pode ser obtido em Joinville, facilita a vida do cidadão”, destaca cônsul Honorário da Itália em Joinville, João Joaquim Martinelli – também presidente da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ).

Os agendamentos na Agência Consular da Itália são por ordem cronológica com tempo de espera para a emissão e recebimento de aproximadamente 30 dias. Está localizada na rua Dona Francisca, 1.113, sala 602, no bairro Saguaçu, atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.  Os serviços no local foram retomados no mês de setembro do ano passado, depois de o local permanecer fechado por dois anos devido às questões governamentais.

Além de passaportes, também é possível fazer pedidos de cidadania, mas as convocações são realizadas pelo Consulado Geral da Itália, em Curitiba. Embora ainda não tenha acordo de complementação econômica entre o Brasil e a Itália, para redução ou isenção tributária, o governo brasileiro estuda uma formalização entre o Mercosul e a União Europeia, o que poderá aumentar as relações econômicas entre os dos países