Blog do Prisco
Destaques

Agenda positiva!

Passados os efeitos iniciais do tsunami político-judicial causado pelas delações da Odebrecht, líderes atingidos direta ou indiretamente iniciam o processo de reação, conforme manda a cartilha do marketing: instituindo a chamada agenda positiva.

Michel Temer foi a campo quase que imediatamente, afirmando que o país – sobretudo as reformas que seu governo propõe – não podem parar no vácuo da lista de Fachin e das citações aos mais variados políticos pelos delatores da empreiteira. Isso ainda na semana passada.

O presidente reuniu líderes e assessores no fim de semana na tentativa de não deixar as propostas que tramitam no Congresso naufragarem nos propinodutos que vêm à tona.

Raimundo Colombo segue a mesma receita. Viajou ontem a Brasília em busca de recursos. Falou-se em captar R$ 1,5 bilhão. Mas se o governador voltar do Planalto Central com os R$ 750 milhões do Fundam II já estará soltando foguetes!

Espeto de pau

Em casa de ferreiro é tiro no pé. Assim age o presidente Temer ao convocar a sociedade a participar do sacrifício das reformas previdenciária e trabalhista, sem a mínima contrapartida. O peemedebista pretende aprovar as mudanças com o atual gabinete que o cerca, cuja condição de permanência deixou de existir desde a semana passada (excluindo-se desta lista a equipe econômica). Além da questão ética e moral, há também o dia a dia do governo. A queda de boa parte ou mesmo da totalidade dos ministros delatados é questão de tempo. Erra duplamente, portanto, o presidente.

Bate-pronto

A defesa de Lula da Silva, malandramente, só pra variar, arrolou 87 testemunhas de defesa no caso do terreno para a construção do instituto que leva o nome do ex-mito. Clara manobra protelatória. O juiz Sérgio Moro, que tem o processo sob sua jurisdição, reagiu à altura. Determinou que o ex-metalúrgico compareça a todas as oitivas (muito embora isso não vá acontecer). Mas o recado é cristalino: o cerco se fecha sobre o guru da “esquerda” do Sul do Mundo.

Neo trabalhista

Ex-deputado estadual de dois mandatos, Renato Hinnig assumiu a presidência estadual do PTB. O projeto é revigorar a sigla em Santa Catarina, lançando candidatos proporcionais no ano que vem, tendo como meta  conquistar 200 mil votos. Hinnig  conta com o respaldo do presidente nacional, Roberto jefferson.

Bônus e ônus

A SC-477, que liga o Alto Vale, via Doutor Pedrinho, ao Norte do Estado, desembocando em Papanduva, está em obras. Ótima notícia. É uma antiga reivindicação. Mas vistoriando o local com a prefeita Simoni Nones e o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, o deputado Aldo Schneider, vice-presidente da Alesc, constatou que a prefeita alimenta uma grande preocupação: o aumento substancial do tráfego de veículos no perímetro urbano do município!

Frase

“Hoje é impossível um produtor fazer um silo funcionar com um motor monofásico”. Deputado Natalino Lázare, presidente da Comissão de Agricultura da Alesc, alertando para a necessidade, urgente, de troca da rede de eletrificação rural para o sistema trifásico.

Lona

Não é só o PT que está quase a nocaute no atual contexto. O PSDB também foi atingido no coração. Seu trio de grão-tucanos Geraldo Alckmin, José Serra e Aécio Neves está no olho do furacão Odebrecht.

Expectativas

Será que Eduardo Cunha vai fechar acordo de delação premiada? Ele atuou como poucos nos meandros da política nacional e do próprio PMDB.

Posts relacionados

Apesar de 59,2 mil novas vagas em 2025, emprego mostra sinais de desaceleração em SC

Redação

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura laboratório de análise de dados

Redação

Evento na Suíça fortalece Santa Catarina como plataforma internacional de inovação e negócios

Redação