Blog do Prisco
Notícias Últimas

Ahesc e Fehosc lançam a revista Saúde SC com balanço das atividades de 2020

Com formato digital, a publicação destaca principalmente o trabalho das entidades na defesa dos hospitais e clínicas e combate à pandemia

A Associação dos Hospitais de SC (Ahesc) e a Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas de SC (Fehosc) lançaram, nessa quarta-feira, a Revista Saúde SC, com um balanço das atividades durante 2020, um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus e que provocou grandes desafios à rede hospitalar catarinense.

No evento, realizado virtualmente, os presidentes Altamiro Bittencourt e Irmã Neusa Luiz destacaram o importante papel das entidades na articulação política junto aos governos federal e estadual e às bancadas federal e estadual na busca de recursos aos hospitais e clínicas e fizeram uma homenagem especial ao brilhante e corajoso trabalho das equipes, como médicos e enfermeiros, no enfrentamento à Covid-19 e salvamento de vidas.

O presidente da Ahesc, Altamiro Bittencourt, elogiou o trabalho dos diretores dos hospitais e clínicas, que mesmo sofrendo com problemas financeiros não deixaram de oferecer o melhor atendimento. “Essa revista é um pequeno resumo de um grande trabalho dos diretores e das equipes, médicos e enfermeiras, que atuaram firmes a favor dos menos favorecidos, que dependem do SUS. Fica a nossa homenagem a todos os profissionais de saúde que estão nessa batalha, na linha de frente”, destacou Bittencourt.

Já a presidente da Fehosc, Irmã Neusa, ressaltou o importante trabalho dos hospitais filantrópicos, que representam 70% dos atendimentos pelo SUS. “Foi a força e a garra dessas instituições, amparadas pelo Sistema Único de Saúde, que fez toda a diferença nesse enfrentamento e por isso agradeço à parceria, a coragem e a determinação de todos os diretores e profissionais de saúde”, frisou ela.

Entre as conquistas ressaltadas na publicação destaque para a inclusão de
R$ 200 milhões no orçamento estadual para os pequenos hospitais e clínicas de hemodiálise; a lei que suspende a obrigatoriedade de metas hospitalares e o auxílio emergencial de R$ 117 milhões que a União garantiu à rede hospitalar do Estado.

Participaram do evento diretores de hospitais e clínicas associadas de todo o Estado.