Blog do Prisco
Manchete

Alcatraz retorna ao STJ, sinalizando para operação abafa

Ministro Joel Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acaba de determinar o retorno dos autos da Operação Alcatraz, e seus desdobramentos, para a corte superior. Na prática, a decisão tira a condução do processo das mãos da juíza Janaina Cassol Machado, da 1ª Vara Federal da Capital.

Este mesmo ministro, no ano passado, subscreveu despacho semelhante, mandando a Alcatraz subir ao STJ. Foi no primeiro semestre de 2020. Curiosamente, no segundo semestre do ano passado, o magistrado devolveu tudo para a competência da Justiça Federal de Santa Catarina a pedido do MPF e da juíza Janaina Cassol Machado. O que possibilitou a Operação Hemorragia – em janeiro deste ano -, inclusive com a prisão do deputado Julio Garcia, presidente da Assembleia à época.

Causa certa estranheza o fato de Paciornik pedir novamente para que o processo retorno ao STJ. O ministro, certamente, deve ter o apoio de alguns de seus pares neste movimento brusco, digamos assim.

Ao fim e ao cabo, o despacho do  ministro do STJ está sendo interpretado como uma operação abafa. Um dos maiores beneficiados seria, naturalmente, o próprio Julio Garcia que, nesta segunda-feira, retornou às atividades parlamentares na Assembleia Legislativa.