Blog do Prisco
Coluna do dia

Alckmin fragilizado

Geraldo Alckmin, o presidenciável tucano, cruzou talheres, quarta-feira à noite, com cardeais do chamado centrão, agora rebatizado de bloco. À mesa, estavam dirigentes e mandatários alistados ao PP, DEM, PRB, PSC e Solidariedade.

O clima foi tenso, desconfiado. O grão-mor do tucanato nacional foi questionado sobre seu fraco desempenho nas pesquisas (oscila entre 6% e 8%) e sobre a possibilidade de João Doria vir a substituí-lo como postulante do PSDB ao Planalto.

O PR fazia parte desta turma, mas o partido adiantou muito a aproximação com Jair Bolsonaro, do PSL. Desta sigla, pode vir o vice do líder nas pesquisas. O nome é o do senador Magno Malta, do Espírito Santo.

O restante do grupo, desconfiadíssimo sobre a viabilidade de Alckmin, acena para Ciro Gomes. Nesta toada, o ex-governador de São Paulo terá que tirar um coelho da cartola se quiser mesmo ser novamente candidato a presidente.

 

Lava Jato

Os presentes ao ágape com Alckmin disseram ao presidenciável, sem  delongas, que o PSDB está muito desgastado pela Lava Jato. Mais até do que o PT!

 

MDB alinhado

Com o total aval do governador Eduardo Pinho Moreira, o MDB do Sul abraçou a pré-candidatura de Mauro Mariani ao governo do Estado. Foi durante um encontro em Florianópolis, onde 13 prefeitos, sete vice-prefeitos e dezenas de vereadores se reuniram para reforçar as demandas do Sul junto governador e ao pré-candidato. Durante a reunião, Pinho falou do governo de enfrentamento que tem realizado, enxugando a máquina, e priorizando áreas essenciais, o que promoveu a redução dos índices de criminalidade, bem como a melhoria da saúde.

 

Pivô

Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa e líder do Podemos na Casa, o deputado Natalino Lázare vem atuando em perfeita sintonia com o presidenciável do partido, o senador paranaense Alvaro Dias. O parlamentar será o grande anfitrião do presidenciável no dia 12 deste mês, quando Dias participará de um encontro suprapartidário na Capital. Lázare também foi fundamental para a organização do evento e articula o palanque do senador em Santa Catarina.

 

Lorota

A Associação comercial e Industrial de Rio do Sul emitiu nota de esclarecimento e em defesa da concessão da BR-470 à iniciativa privada. Confira:

CONCESSÃO: transferência temporária da execução de uma atividade, sob regras de exploração, com a permanência da titularidade com o Estado. Exemplos: rodovias BR-116/376/PR-101/SC: Curitiba (PR) – Florianópolis (SC) ou BR-116: São Paulo (SP) – Curitiba (PR).

PRIVATIZAÇÃO: venda de órgãos ou de estatais para a iniciativa privada, geralmente, por meio de leilões públicos, com transferência da titularidade da atividade. Exemplos: Companhia Vale do Rio Doce, Companhia Siderúrgica Nacional, Usiminas e Embraer.

 

Lançamento

O PSOL lançará a pré-candidatura do jornalista Leonel Camasão ao governo do Estado no dia 13 de julho. Será em Joinville, no Teatro da Liga, a partir das 20h. No convite, Camasão cita pesquisas que estariam indicando o potencial da sua candidatura.

 

Cacife

Energias de Portugal, um dos grupos empresariais mais expressivos do mundo, presente no Brasil com forte atuação nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia acaba de contratar o Executivo catarinense Ênio Andrade Branco, que deixou a Celesc, nesta semana, onde atuou quase dez dos seus 25 anos  dedicados as áreas de energia e telecomunicações.

 

Reconhecimento

O fato de o Executivo Ênio Branco ter sido recrutado por uma empresa privada internacional da envergadura da EDP, depois de atuar no setor público por tantos anos, é um claro reconhecimento à sua capacidade de gestão no segmento elétrico.