Blog do Prisco
Destaques

Alesc: confira os principais projetos que entraram em tramitação na última semana

Propostas do Executivo e do Legislativo tratam de infraestrutura, saúde, educação, proteção animal e políticas sociais
FOTO: Agência AL

Mais quatro projetos de autoria do Poder Executivo chegaram à Assembleia na última semana e já estão em tramitação. Entre as propostas, estão iniciativas voltadas à infraestrutura rodoviária e ferroviária do estado.

Essas quatro proposições se somam às 58 que haviam sido encaminhadas pelo governo. Todas já estão em tramitação, incluindo as 32 relativas a doação ou cessão de uso de imóveis do Estado (confira aqui a relação completa).

Entre as propostas de origem parlamentar que começaram a tramitar na última semana, o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), apresentou a Política Estadual de Superação da Situação de Rua, com diretrizes para acolhimento, reinserção social, cuidados em saúde e acesso à renda. Outras iniciativas com teor semelhante já estão em sob análise das comissões permanentes da Assembleia.

Confira os principais projetos que entraram em tramitação nesta semana:

Origem parlamentar:
PEC 5/2025
Iniciativa: Deputado Napoleão Bernardes (PSD)
Altera os artigos 4°, 83, 84 e 85 da Constituição do Estado de Santa Catarina para reformar o processo constitucional catarinense.

PL 466/2025
Iniciativa: Deputado Napoleão Bernardes
Institui o sistema de dupla verificação de documentos funcionais no âmbito da Administração Pública do Estado de Santa Catarina.

PL 467/2025
Iniciativa: Deputado Marcius Machado (PL)
Altera a Lei nº 14.204, de 2007, que “Dispõe sobre a importação, comercialização, criação e porte de cães no Estado de Santa Catarina e adota outras providências”.

PL 468/2025
Iniciativa: Deputado Marcius Machado
Veda a realização de ligações relativas à cobrança sem a prévia identificação da compatibilidade entre o titular da linha telefônica e o titular da dívida, no âmbito do Estado de Santa Catarina.

PL 469/2025
Iniciativa: Deputado Julio Garcia (PSD)
Institui a Política Estadual de Superação da Situação de Rua no Estado de Santa Catarina, e estabelece as diretrizes para acolhimento, reinserção social, cuidados em saúde e acesso à renda, e dá outras providências.

PL 470/2025
Iniciativa: Deputada Paulinha (Podemos)
Autoriza o Poder Executivo a instituir política de assistência psicopedagógica nas escolas da rede pública estadual, com equipes multidisciplinares para prevenção e acompanhamento de dificuldades de aprendizagem.

PL 475/2025
Iniciativa: Deputada Paulinha
Institui a Semana Estadual de Combate à Discriminação Etária.

PL 476/2025
Iniciativa: Deputada Paulinha
Institui a Semana de Conscientização sobre a Posse Responsável de Animais.

PL 477/2025
Iniciativa: Deputado Carlos Humberto (PL)
Institui o Dia Estadual do Antigomobilismo no Estado de Santa Catarina.

PL 482/2025
Iniciativa: Deputado Sargento Lima (PL)
Institui o Dia Estadual do CAC (Caçador, Atirador e Colecionador).

Projetos do Poder Executivo:
PL 472/2025
Institui o Programa Estrada Boa Rural.

PL 474/2025
Dispõe sobre o Sistema Ferroviário do Estado de Santa Catarina (SFE-SC), a organização do transporte ferroviário de cargas e de passageiros, o uso da infraestrutura ferroviária e os tipos de outorga para a exploração dos serviços de transporte ferroviário de cargas e de passageiros no Estado.

PL 478/2025
Dispõe sobre a instituição de programas estratégicos na Administração Tributária Estadual e na Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

PL 484/2025
Autoriza o Poder Executivo a receber do Município de Balneário Camboriú, por doação, o Hospital Municipal Ruth Cardoso.

Posts relacionados

Alesc lança nova identidade visual para fortalecer proximidade com os catarinenses

Redação

Alesc celebra 30 anos da Academia de Medicina de SC

Redação

PL de BC tem novo comando 

Redação