Blog do Prisco
Artigos

ALESC CRIA OBSERVATÓRIO EM DEFESA DA MULHER

Deputado Mauro de Nadal Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Deputado Mauro de Nadal
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Depois de seis anos, a Lei n 16.620, de 07 de maio de 2015, que instituiu o Observatório da Violência Contra a Mulher em Santa Catarina, saiu do papel para impactar positivamente a vida da cidadã catarinense. Histórias marcantes de agressões e o número de vitimas fatais que cresce diariamente atestam uma realidade para a qual não podemos fechar os olhos. O tema, que encontrou ressonância no Parlamento, tornou-se prioridade no nosso primeiro ano na presidência da Assembleia Legislativa e concretizou-se em consequência da priorização do diálogo. Por intermédio da aglutinação de interesses por um bem comum houve uma convergência de ações nos casos de agressões contra a mulher, entre órgãos públicos nas áreas de segurança, saúde, assistência social e justiça, incluindo a Defensoria Pública e Ministério Público.

Destaca-se nesta trajetória, a relevância da Bancada Feminina que se mostrou incansável na busca do objetivo ambicioso de instituir uma política estadual para o sistema integrado de informações, a fim de compor um diagnóstico minucioso do cenário catarinense. Afinal, precisamos conhecer a nossa dura realidade a fundo e formular ações baseadas em dados precisos para realmente alcançarmos resultados.

Esta conquista só foi possível graças à consciência desta Legislatura, formada por homens e mulheres que trabalham lado a lado e reconhecem a importância de sair do discurso e “por a mão na massa”. Assim, o nosso Parlamento tornou-se, em relação às demais Assembleias Legislativas do Brasil, protagonista na implantação do Observatório que, inclusive, ocupa um espaço físico no Palácio Barriga Verde, com profissionais e equipamentos cedidos pela Alesc para organizar dados, dialogar com as instituições parceiras e traçar as políticas adequadas.

Entre as medidas mais efetivas para o desenvolvimento deste trabalho contamos com o site do Observatório da Violência contra a Mulher de Santa Catarina (OVM/SC) (ovm.alesc.sc.gov.br) que, além de dados como o número de feminicídios e de medidas protetivas, traz ainda informações sobre a rede de enfrentamento, legislação e publicações relacionadas ao tema. Também é um acesso direto aos canais de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Lembramos que esse progresso teve como base a Lei Maria da Penha, Lei n. 11.340, de 07 de agosto de 2006. A partir daí, a velha máxima de que “em briga de casal não se mete a colher” foi definitivamente superada e hoje envolve a sociedade disposta a romper o ciclo da violência contando com apoio integral do Poder Legislativo do Estado de Santa Catarina.