Blog do Prisco
Notícias

Alesc debate situação dos projetos ferroviários no estado nesta quarta-feira

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realiza nesta quarta-feira, 1º  de agosto, às 19h, audiência pública para debater a situação das ferrovias  e dos projetos de expansão da malha ferroviária no Estado.  A ação é uma iniciativa do deputado Dirceu Dresch (PT), coordenador da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, atendendo solicitação da  Associação Nacional do Transportador e dos Usuários de Estradas, Rodovias e Ferrovias e entidades do setor.

Em Santa Catarina há dois projetos de grande porte em fase de elaboração:  a Ferrovia da Integração – com 700 km de extensão entre Dionísico Cerqueira, no Extremo-Oeste, e o Litoral do estado – e a  Ferrovia Litorânea, um trecho de 235,6 km de extensão, de Imbituba, onde terminam os trilhos da ferrovia Tereza Cristina, a Araquari, no norte do estado.

A Ferrovia da Integração está com o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA)  praticamente concluído. Já a Ferrovia Litorânea está com o projeto básico praticamente concluído, mas há um entrave quanto ao traçado da ferrovia no trecho que passa pelo  Morro dos Cavalos, onde vivem  famílias indígenas.

Foram convidados para a audiência representantes dos órgãos federais DNIT e Valec, das empresas que estão executando os estudos e projetos, entidades empresariais e representantes da sociedade civil.