Blog do Prisco
Notícias

ALESC e TRE firmam convênios para Eleições 2016

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina firmou dois convênios com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), um referente à disponibilização de estagiários e outro ao lançamento da campanha de incentivo à participação do eleitor no processo eleitoral.

A campanha de estímulo à participação do eleitor será lançada na Semana Eleições 2016, que acontecerá no início julho. A Semana será realizada em parceria com a ALESC e tem como finalidade, além de preparar os juízes eleitorais, promotores e advogados, capacitar o corpo funcional do TRE-SC e orientar futuros candidatos, representantes de partidos políticos e contadores a respeito dos temas concernentes às Eleições de 2016.

“Penso que parcerias como as que estabelecemos aqui haverão de render frutos, essencialmente para a sociedade. Os estagiários contribuirão diretamente para o exercício da cidadania e poderão conhecer de perto o processo eleitoral”, destacou o presidente do TRE-SC, desembargador Cesar Abreu (D).

Os estagiários, que serão disponibilizados ao TRE-SC pela ALESC, são participantes do Programa Antonieta de Barros (PAB). Esses estudantes já cumpriram o período de dois anos de estágio na ALESC e, agora, poderão trabalhar na Sede Administrativa do TRE-SC. Trata-se, portanto, de um programa de pós-estágio, que tem como objetivo promover um encaminhamento profissional a longo prazo. A validade do convênio é de dois anos e os estudantes serão lotados conforme a demanda do Tribunal.

“Os interesses da Assembleia e do Tribunal são absolutamente idênticos. No que diz respeito à participação popular, a Assembleia é a casa do povo de Santa Catarina e o Tribunal é responsável por organizar essa representação. Portanto, trata-se de investimento de recurso público, naquilo que é mais sagrado para o interesse popular, que é o processo democrático”, finalizou o presidente da ALESC, Gelson Merisio (E).