Blog do Prisco
Notícias Últimas

Aluna da Unisul é a única representante de Santa Catarina em prêmio nacional de Jornalismo

Thais Gomes Teixeira, do sétimo semestre de Jornalismo, representa a instituição e o estado no 12º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

 A estudante Thais Gomes Teixeira, de 26 anos e  cursando o sétimo semestre do curso de Jornalismo da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), que integra o Ecossistema Ânima, é a única representante do estado de Santa Catarina na 12ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do renomado Instituto Vladimir Herzog. A aluna foi escolhida junto a mais 275 estudantes de Jornalismo de todo o Brasil para concorrer ao prêmio nacional, que ao fim de 2020 vai eleger a melhor reportagem multimídia sobre a pandemia do coronavírus no país.

Na primeira fase, os estudantes inscritos assistiram a quatro conferências online com alguns dos maiores nomes do jornalismo brasileiro, como Patrícia Campos Mello (repórter da Folha de S. Paulo), Eugênio Bucci (ex-editor da revista Veja e atual professor da Escola de Comunicações e Artes da USP) e Juca Kfouri (ex-TV Globo, Revista Placar, ESPN Brasil, Rádio CBN e Revista Playboy), entre outros.

Na segunda fase, que começa nesta semana, os 276 estudantes são divididos em 10 grupos. Eles terão mentoria online de jornalistas renomados no processo de elaboração da reportagem multimídia. A melhor produção leva o prêmio, um dos mais importantes na área de jornalismo. Todo o processo é feito de forma remota, devido à pandemia do novo coronavírus.

“As vagas abriram em agosto, vi pelo site da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). Me inscrevi e deu certo”, conta. “Estou bastante ansiosa. Como são pessoas de várias cidades e estados e nunca fiz nenhuma produção em conjunto com tanta gente envolvida, vai ser uma experiência totalmente nova e diferente para mim.”

O grupo de Thais conta, ainda, com jovens jornalistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Paraíba, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e Pernambuco.

Para a Unisul, ter uma aluna representando a universidade e a cidade em um prêmio tão importante é motivo de satisfação. “A participação da estudante Thaís Gomes Teixeira no Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, promovido pelo Instituto Vladimir Herzog, além de nos encher de orgulho por ela ter sido a única catarinense selecionada em um prêmio tão importante, demonstra o quanto vale à pena não aguardar o pós-formatura para participar de concursos, congressos, festivais etc. Nossos estudantes estão muito bem preparados, possuem ampla bagagem teórica e prática. Além disso, nosso estágio obrigatório possui acompanhamento diário dos professores do curso”, comenta a coordenadora do curso de Jornalismo Helena Cerquiz Santos Neto.

A estudante, que é natural de Rio Branco (AC) mas mora em Santa Catarina há dez anos, entrou na Unisul em 2011 e saiu em 2015, mas voltou em 2019 à instituição. Ela tem experiência na área de comunicação, tendo estagiado em locais como o jornal Notícias do Dia, o Ministério Público de Santa Catarina e a própria revista da Unisul.

“Semestralmente, temos produtos práticos produzidos como resultado da compreensão do que é discutido ao longo do semestre. Ou seja, desde o início do curso os alunos possuem portfólio de grande qualidade disponível para participar desses eventos, o que com certeza faz toda a diferença no mercado de trabalho, pois o curso passa a ser uma vitrine mesmo durante a formação e pode estabelecer contatos muito estratégicos, fortalecendo o network do estudante”, conclui a coordenadora Helena.

Sobre a Unisul

A Unisul tem 56 anos de fundação, com aproximadamente 19 mil alunos distribuídos em três campi: Campus Tubarão, em Tubarão (que contempla as unidades de Araranguá, Braço do Norte e Içara); Campus Grande Florianópolis, em Palhoça (com uma unidade em Florianópolis) e Campus Unisul Virtual (com sede em Palhoça) e com 78 polos de apoio presencial de Ensino a Distância em todo o Brasil. É a empresa mais premiada pela ADVB catarinense e uma das marcas empresariais mais lembradas no Sul do Brasil.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima é uma das principais organizações educacionais particulares de ensino superior do País e conta com aproximadamente 145 mil alunos em nove instituições: Universidade São Judas Tadeu (SP), Una (MG e GO), UniBH (MG), Faseh (MG), UniSociesc (SC), AGES (BA e SE), UniFG (BA), UNICURITIBA (PR), além de atuar na Unisul (SC) em parceria de cogestão. Também fazem parte do Ecossistema Ânima a Escola Brasileira de Direito (EBRADI), a HSM, a HSM University, a SingularityUBrazil, a Inspirali, e a escola internacional de gastronomia Le Cordon Bleu, em São Paulo, além do Instituto Ânima. A Ânima foi eleita nos últimos cinco anos uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar. Além disso, desde 2017 figura como uma das 150 Empresas mais Inovadoras do País, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico, e conquistou em 2019 o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Ainda em 2019, a companhia foi destaque no Anuário Época NEGÓCIOS 360°, como uma das melhores empresas, na área da Educação, do Brasil.