Blog do Prisco
Destaques

Alunos da Univali ampliam visibilidade da pessoa com deficiência em Itajaí

Parceria com Comadefi cria campanhas e vídeos para entidades com baixa presença digital

Estudantes de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) vão desenvolver campanhas e conteúdos audiovisuais para instituições que atuam com pessoas com deficiência em Itajaí. A iniciativa começa no segundo semestre de 2026 e marca a parceria entre o programa de extensão Cardume Criativo e o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Itajaí (Comadefi).

A articulação começou a ser desenhada ainda em maio, durante reunião na sede do Comadefi – entidade responsável por acompanhar políticas públicas de inclusão e acessibilidade em Itajaí que reúne oito entidades associadas, além de representantes da sociedade civil e do poder público. A presidente Rosane Cardozo recebeu a equipe do projeto ao lado do vice-presidente Mayckon Colsani e do secretário-executivo Marcello de Moraes Dias e Moraes, em uma agenda voltada à construção conjunta das ações que serão desenvolvidas com as instituições associadas ao Conselho.

Entre as entregas dos estudantes, estão vídeos institucionais, campanhas e peças audiovisuais produzidas a partir das demandas apresentadas por cada organização. “A proposta prevê a criação de produtos de comunicação sob demanda para instituições vinculadas ao Conselho, muitas delas com atuação consolidada no município, mas com baixa presença em canais digitais”, explica a coordenadora do Cardume Criativo, professora Isaura Maria Longo. Segundo ela, o programa atua no desenvolvimento de campanhas socioeducativas e na produção de conteúdo para redes sociais.

A aproximação com a universidade abre uma nova frente de apoio às organizações que atuam diretamente com direitos da pessoa com deficiência no município. “A proposta surge para aproximar a produção acadêmica de demandas sociais concretas e contribuir para que instituições que atuam diariamente com inclusão também tenham presença comunicacional qualificada”, destaca Isaura.

Vinculado ao curso de Publicidade e Propaganda da Univali, o Cardume Criativo amplia em 2026, com a parceria com o Comadefi, sua atuação em projetos de comunicação de interesse público. O programa conta com a participação dos bolsistas Eduardo Alexandre e Maíra Custódio e passa a atender mensalmente as demandas de comunicação das instituições ligadas ao Conselho.

A iniciativa também integra as ações da universidade relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Entre eles está o ODS 10.2, que propõe ampliar a inclusão social, econômica e política de grupos historicamente sub-representados.

“A parceria com o Comadefi insere os estudantes em experiências de produção aplicada, em que o desenvolvimento de campanhas passa a responder a demandas sociais reais e a fortalecer organizações que atuam diretamente com direitos humanos, acessibilidade e participação cidadã”, complementa Isaura.

 

Conheça e acompanhe as ações do Cardume Criativo: https://www.instagram.com/cardume.criativo/

Posts relacionados

Univali apresenta Vida na Escola ao TCE de Santa Catarina

Redação

Programa de aquisição de alimentos distribuirá quase 10 ton em Itajaí

Redação

Endividamento das famílias pauta 4ª Feira de Educação Financeira da Univali

Redação