Blog do Prisco
Destaques

Alunos de medicina criam Podcast para debater temas ligados à saúde

Episódio mais recente do Suturando Ideias teve como convidado o cirurgião Bruno Gobbato

Os alunos do curso de medicina da Estácio de Jaraguá do Sul criaram um Podcast para debater assuntos ligados à área da saúde e formação acadêmica. O projeto “Suturando Ideias” recebe médicos especialistas para um bate-papo sobre a rotina médica, experiências e conselhos para os futuros profissionais.

De acordo com o idealizador do Podcast, Rafael Lourenção, aluno do 5º período do curso de Medicina, o principal objetivo do Suturando Ideias é apresentar aos alunos a realidade da medicina e aproximá-los dos professores. “Essa troca de experiências que acontece durante o podcast é muito importante para que possamos enxergar a medicina de uma forma mais humanizada”, diz o aluno.

Nessa última semana, o projeto contou com a presença do Dr. Bruno Gobbato, cirurgião e professor do curso de Medicina da Estácio em Jaraguá do Sul. O professor convidado alcançou reconhecimento internacional por utilizar a tecnologia de forma diferenciada no centro cirúrgico. De início, ele faz o mapeamento da área do procedimento com apoio de exames de imagem. Depois, com o auxílio de óculos especiais, adequados para o uso da chamada realidade mista, faz a projeção da anatomia do paciente no local da operação, tendo uma ideia mais clara do que precisa ser feito mesmo antes da primeira incisão. Isso possibilita procedimentos mais rápidos e menos invasivos, resultando em menor risco de infecções e redução de custos.

Durante o bate-papo, o médico contou um pouco sobre sua experiência com o uso da tecnologia que atraiu a atenção da Microsoft. O cirurgião catarinense foi o único representante do país a participar do Change Healthcare Collaboration, evento que ocorreu em fevereiro e reuniu especialistas de 13 países. Gobbato realizou uma cirurgia ao vivo acompanhado de forma remota por outros dois médicos – um americano e um francês.

“Hoje em dia estamos conseguindo trazer essas tecnologias para a medicina, o que é um grande avanço e, no caso desta tecnologia em particular, ela oferece uma segurança maior para o paciente, já que possibilita procedimentos menos invasivos”, finalizou o médico ortopedista.

Os bate-papos acontecem semanalmente, sempre a partir das 20h pelo https://www.twitch.tv/estaciomedicinajaragua.