Blog do Prisco
Destaques

Alvo de fake news, deputada Angela Amin se manifesta contra projeto de lei do abuso de autoridade

A deputada federal Angela Amin é mais recente vítima das notícias falsas propagadas pela internet, as famosas fake news. Desta vez, a informação inverídica circulou principalmente pelo WhatsApp, onde uma mensagem informava que a parlamentar catarinense havia sido uma das que votaram a favor do chamado projeto de lei do Abuso de Autoridade.

O texto, polêmico, elenca condutas de agentes públicos que passam a ser consideradas criminosas, prevendo, entre outras coisas, pena de detenção para policiais, promotores e juízes.

A deputada, no entanto, informa que foi e é contra a proposta. No dia da votação em plenário, inclusive, Angla assinou um requerimento solicitando que a votação do projeto de lei ocorresse de forma nominal, transparente, para que o voto de todos os parlamentares pudesse ser conhecido. A proposta, no entanto, não foi acolhida pela presidência Rodrigo Maia, que optou pela chamada votação por acordo.

“Posicionei-me de forma contrária ao projeto de lei que define os crimes de abuso de autoridade por entender que há no texto pontos subjetivos. Na minha opinião são situações que dão margem a interpretações que podem inibir a atuação do servidor público por receio de uma eventual punição, o que é um prejuízo à sociedade, além de possível estímulo à impunidade”, explica a deputada.

“Todos nós somos contra o abuso de autoridade, prática repulsiva que precisa ser punida. Por isso mesmo, nossa responsabilidade em formatar uma proposta que cumpra seu objetivo e ajude a sociedade a avançar, não o contrário”, avalia Angela.

“Em tempos de comunicação pelas redes sociais, nunca é demais alertar para os cuidados que sempre devemos ter com as fake news”, alerta a deputada.

Posts relacionados

Deputada Daniela faz visita técnica ao Porto de Santos para modernização da legislação brasileira

Redação

Deputada Daniela Reinehr cobra, de ministro da Fazenda, soluções para crédito no campo

Redação

Deputada Daniela garante aprovação de projeto que proíbe desapropriação de imóveis invadidos

Redação