Blog do Prisco
Destaques

Alvo de fake news, deputada Angela Amin se manifesta contra projeto de lei do abuso de autoridade

A deputada federal Angela Amin é mais recente vítima das notícias falsas propagadas pela internet, as famosas fake news. Desta vez, a informação inverídica circulou principalmente pelo WhatsApp, onde uma mensagem informava que a parlamentar catarinense havia sido uma das que votaram a favor do chamado projeto de lei do Abuso de Autoridade.

O texto, polêmico, elenca condutas de agentes públicos que passam a ser consideradas criminosas, prevendo, entre outras coisas, pena de detenção para policiais, promotores e juízes.

A deputada, no entanto, informa que foi e é contra a proposta. No dia da votação em plenário, inclusive, Angla assinou um requerimento solicitando que a votação do projeto de lei ocorresse de forma nominal, transparente, para que o voto de todos os parlamentares pudesse ser conhecido. A proposta, no entanto, não foi acolhida pela presidência Rodrigo Maia, que optou pela chamada votação por acordo.

“Posicionei-me de forma contrária ao projeto de lei que define os crimes de abuso de autoridade por entender que há no texto pontos subjetivos. Na minha opinião são situações que dão margem a interpretações que podem inibir a atuação do servidor público por receio de uma eventual punição, o que é um prejuízo à sociedade, além de possível estímulo à impunidade”, explica a deputada.

“Todos nós somos contra o abuso de autoridade, prática repulsiva que precisa ser punida. Por isso mesmo, nossa responsabilidade em formatar uma proposta que cumpra seu objetivo e ajude a sociedade a avançar, não o contrário”, avalia Angela.

“Em tempos de comunicação pelas redes sociais, nunca é demais alertar para os cuidados que sempre devemos ter com as fake news”, alerta a deputada.