Blog do Prisco
Notícias

AMFRI realiza Lançamento do Colegiado de Gestão em Educação

O evento contará com a presença do governador Raimundo Colombo e dentro da sua programação destaque para a palestra do senador Cristovam Buarque

Acontece na próxima segunda-feira, dia 25 de abril, a partir das 19h, no Centreventos de Itajaí, o Lançamento Oficial do Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – CoGEMFRI. A abertura contará com a presença do Governador Raimundo Colombo, do Senador Cristovam Buarque que ministrará palestra, prefeitos dos municípios participantes e convidados.

Segundo o presidente da AMFRI e prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, o colegiado irá realizar um trabalho em rede, buscando a troca de experiências, soluções conjuntas e unir forças para alavancar recursos técnicos, financeiros e pedagógicos para solucionar pendências no processo de gestão da educação pública dos dez municípios que possuem caraterísticas semelhantes, seguindo o modelo de Metodologia de Arranjo do Desenvolvimento da Educação.

“O objetivo é a priorização de ações comuns aos municípios da AMFRI na área da Educação, buscando um diagnóstico territorial que leve a mobilizações com parcerias locais, planejamento, execução e acompanhamento das ações”, explicou.

Além de envolver o trabalho coletivo e cooperativo dos dez municípios, o CoGEMFRI permitirá, ainda, a intervenção interativa de outras organizações da sociedade civil – privadas ou não, e terá o apoio institucional da AMFRI.

Benefícios: Conforme a consultoria em educação da AMFRI, os benefícios para os municípios são inúmeros, com destaque para a troca de experiências intermunicipais, acesso a programas e verbas públicas e recursos do setor privado, destinados para melhoria da educação, efetivação de projetos conjuntos, como, por exemplo, formação de professores, aquisição de metodologias e tecnologias específicas para o desenvolvimento do ensino, além da melhoria do produto final da ação gestora da educação que é a oferta de uma educação de qualidade.

Programação do Lançamento Oficial:

19h – Abertura Oficial com a participação do Governador Raimundo Colombo

19h45 – Palestra “Desafios e possibilidades da Educação Pública no Brasil” – Palestrante: Senador Cristovam Buarque.

20h30 – Palestra “Desafios e possibilidades da Educação Pública em Santa Catarina” – Palestrante: Dr. Glauco José Corte, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC.

21h10 – Assinatura do Termo de Parceria entre o CoGEMFRI e o Instituto Positivo.

21h20 – Assinatura do Acordo de Cooperação Intermunicipal dos municípios da região da AMFRI.