Blog do Prisco
Destaques

Amin acredita em conciliação visando a permanência da Autoridade Portuária Pública Municipal à frente do Porto de Itajaí

Proposta pelo senador Esperidião Amin, a comissão de Infraestrutura do Senado Federal, realizou nesta terça-feira (26), uma audiência pública para discutir o processo de desestatização do Porto de Itajaí.

A intenção de Esperidião Amin, em conjunto com Fórum Parlamentar Catarinense, Prefeitura, Câmara de Vereadores, entidades empresariais e sindicatos de trabalhadores, bem como representantes da Universidade do Vale do Itajaí, é defender a permanência da Autoridade Portuária Pública Municipal à frente do empreendimento. Ao contrário do Governo Federal, que defende a concessão do complexo para a iniciativa privada, já que haveria, segundo eles, escassez de recursos.

Amin disse que há clareza quanto ao fato de que a administração do porto de Itajaí já tem caráter privado. Ele afirmou, no entanto, que a intenção dos representantes locais é manter um agente público como regulador do complexo quando da renovação de contrato de parceria prevista para o próximo ano.

– Caberá ao município de Itajaí (Câmara de Vereadores, Prefeitura, entidades empresariais) estabelecerem, com base na lei, quais serão as atribuições desta Autoridade Pública e, compararmos esta lista com aquilo que o Governo Federal considera possível. O que nós não queremos, é que se discuta sobre privatização. O Porto é privado! A operação toda é de iniciativa privada, mas a regulação, em face do grande envolvimento do Porto de Itajaí com a cidade e região, essa regulação tem que ser pública, tem que ser local, no mínimo regional, considerando as necessidades de Navegantes também. O que não pode é ter como Autoridade Pública mais próxima, a ANTAQ, de Brasília. Em nome de um slogan que todos nós aplaudimos: “Menos Brasília, mais Brasil”. Nós ainda apostamos na possibilidade de conciliação da lista dos interesses locais, com aquilo que o Governo Federal concorde para prover a responsabilidade do poder público local – destacou Amin.

A audiência foi conduzida pelo senador Dário Berger, presidente da CI. Participaram ainda, Diogo Piloni, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários; Arthur Luis Pinho de Lima, Diretor-Presidente da Empresa de Planejamento e Logística S.A; Martha Seillier, Secretária Especial da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos; Deputada Angela Amin, Coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense; Volnei Morastoni, Prefeito de Itajaí; Frederico Bussinger, Consultor-Escritório de Projetos da Univali; Adão Paulo Ferreira, Advogado-Escritório de Projetos da Univali; Osvaldo Agripino, Advogado-Escritório de Projetos da Univali; Mário Teixeira, Presidente da Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios, nas Atividades Portuárias-FENCCOVIB; Tiago Lima, Vice-Presidente do Conselho Gestor do Instituto Brasil Logística (IBL); Fabio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí; Libardoni Lauro Claudino Fronza, Prefeito de Navegantes; Marcelo Werner, Presidente da Câmara Municipal de Itajaí; Beto Cunha, Vereador de Itajaí; Thiago da Silva Morastoni, Vereador de Itajaí; Edinho Bez, ex-Deputado Federal; Ivan Naatz, Deputado Estadual; Hélio Costa, Deputado Federal.

Posts relacionados

Itajaí fornecerá atendimento psicolígico a alunos e professores da rede pública de ensino

Redação

Governador participa da Sessão Solene Especial no Senado em homenagem aos 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional

Redação

Secretaria da Fazenda autoriza emissão de notas fiscais eletrônicas sem credenciamento

Redação