Blog do Prisco
Destaques

Amin ao governo é guerra na convenção do PP

O deputado federal Esperidião Amin comunicou, pessoalmente, a Gelson Merisio, candidato do PSD ao governo, que ele também pretende disputar na cabeça de chapa. Foi às 11h25min desta sexta-feira, 27. Na prática,  o ex-governador está passando por cima da  moção aprovada pelo PP em agosto do ano passado, indicando aliança entre Progressistas e pessedistas.

Merisio informou a Amin que também será candidato, encerrando as conversas entre os dois. O pessedista tem com o opção de vice o empresário e vereador de Joinville, Ninfo König, do PSB, aliado de primeira hora. Merisio também tem sob o guarda-chuva de seu projeto outras 10 legendas. Neste contexto, sobraria uma vaga ao Senado, já que a outra é de Raimundo Colombo.

A convenção do PP está marcada para este sábado, 28. Esperidião Amin vai anunciar aos correligionários que está se colocando novamente como candidato ao governo, protocolando seu nome. Encaminhamento que precisa da aprovação dos convencionais. Certamente será uma convenção quentíssima. Sobretudo se deputados e prefeitos do PP entrarem com tudo no circuito para fazer valer o acordo aprovado em 2017. Até segunda ordem, a parcela majoritária do PP prefere manter o acordo com o PSD, mas o discurso de Amin pode incendiar a convenção.

Nesta tarde de sexta-feira, ainda no calor da repercussão do anúncio, Amin reuniu-se com deputados e lideranças do PP para avaliar o quador.

A menos, é claro, que Esperidião Amin chegue ao evento partidário deste sábado tendo se acertado com o PSDB, além do DEM de João Paulo Kleinübing. Ao trucar Merisio, Amin pode estar sensibilizado Paulo Bauer a disputar a reeleição ao Senado, com o próprio Amin na cabeça, Napoleão Bernardes de vice e Kleinübing concorrendo na outra vaga ao Senado. A conferir os desdobramentos!

Curiosamente, Amin declarou, no início da semana, que faria de tudo para não dividir o antigo PDS (Hoje PSD, DEM, PP e parte no PSDB), o que pode fortalecer Mauro Mariani, do MDB! A convenção do PSDB está marcada para o domingo, 29!