Blog do Prisco
Manchete

Amin dispara: “o sistema brasileiro de inteligência sabia desde às 19h30 do dia 6 de janeiro, dos atos do dia 8/1”

Após declaração do Ministro da Justiça, Amin pressiona novamente que seja instalada a CPMI do dia 8/1

O senador Esperidião Amin se manifestou no Plenário do Senado Federal nesta quarta-feira para falar sobre a declaração do Ministro da Justiça que afirmou que não sabia de nenhuma notícia acerca da possível invasão de prédios públicos ocorrida no dia 8 de janeiro.

Confira a manifestação do senador Esperidião Amin em texto e vídeo (no link do Youtube):

“Hoje pela manhã chegou ao meu conhecimento a declaração do Ministro da Justiça, Flávio Dino, ontem na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Eu quero me referir especificamente à declaração dele de que não tinha lido, de que não sabia de nenhuma notícia acerca da possível invasão de prédios públicos ocorrida no dia 8 de janeiro. Quero mais uma vez revalidar o requerimento de uma CPMI para que se desvende a verdade, porque quero afirmar publicamente: o sistema brasileiro de inteligência sabia desde às 19h30 do dia 6 de janeiro. Vou repetir: mais de 24 horas de antecedência, uma vez que os fatos lamentáveis, deploráveis, repugnantes, ocorreram em torno de 15h de domingo, dia 8.

Então, quero dizer que essa declaração de que o Ministro não leu, nem quero saber se leu ou não leu. Quero saber da responsabilidade funcional da instituição Sistema Brasileiro de Inteligência, que é uma instituição de primeiro nível no mundo.

Nesta quinta-feira, na Comissão de Relações Exteriores, nós estaremos apreciando o novo indicado pelo atual Governo para a Abin. A Abin é o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência. E nós vamos comprovar que o sistema está muito bem montado do ponto de vista legislativo, pouco importando se vai ficar vinculado à Casa Civil, se era vinculado ao GSI.

Se existe um sistema com 48 agências, e o Ministro da Justiça, que tem a supremacia tanto da Polícia Federal quanto da Polícia Rodoviária Federal, que têm também as suas agências, mais a do próprio Ministério da Justiça, se ele não sabia, então não tenho dúvida de que houve desídia, a desídia que favoreceu a omissão, cuja extensão e completa narrativa, só a CPMI pode nos permitir conhecer. E conhecer essa parte fundamental, essencial da verdade é crucial para a democracia e para o Estado de direito no Brasil!”