Blog do Prisco
Notícias Últimas

Amin é contra a inclusão de parentes na repatriação

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira, 15, emenda para proibir parentes de políticos de aderirem à segunda etapa do programa de repatriação de recursos mantidos ilegalmente no exterior.

Na primeira etapa do programa de repatriação, tanto políticos quanto seus parentes eram proibidos de regularizarem ativos mantidos ilegalmente no exterior. Durante a votação no Senado do projeto que cria a segunda etapa do programa, senadores aprovaram a permissão para os parentes. Na votação de hoje na Câmara, deputados aprovaram emenda que derrubou a autorização. Agora, tanto políticos quanto seus parentes estão proibidos de aderir.

Durante a sessão da Câmara deputados travaram debates acirrados a respeito do assunto. O deputado Esperidião Amin chamou a proposta de “um veneno desnecessário, que não vai fazer bem à Casa”. E concluiu:

“a inclusão desse dispositivo (possibilitar aos parentes aderirem ao programa de repatriação de recursos) não é benéfica. Quem foi que incluiu eu não sei, mas não vai fazer bem.  Eu não posso votar a favor de alguma coisa que tem um enxerto com o qual eu não concordo”

Como os deputados modificaram o texto aprovado pelo Senado, o projeto terá de voltar novamente para uma segunda análise dos senadores, aos quais caberá a palavra final da redação do projeto.

Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados