Blog do Prisco
Coluna do dia

Amin encaminha apoio do PP

Reunião de parte da bancada do PP na manhã desta quarta foi positiva para Esperidião Amin. Mas não foi definitiva porque muitos deputados ainda não haviam chegado a Brasília. Para a tarde de ontem,  estava prevista nova rodada de negociações. Oficialmente, a legenda deve formalizar apoio ao catarinense. Nos bastidores, contudo, projeta-se que boa parte dos progressistas descarregue votos em Rogério Rosso (PSD-DF), o grande representante do Centrão, do qual o PP faz parte.

O mesmo movimento deve ocorrer no PSDB, que fechou com Rodrigo Maia (DEM-RJ). O grosso dos votos tucanos, contudo, deve ir para o aliado de Eduardo Cunha, o pessedista do Distrito Federal. A lógica é simples. O PSDB apoia o Centrão agora, com a perspectiva de preservar o mandato de Cunha, e espera a retribuição em fevereiro de 2017, quando um novo presidente para dois anos deve ser eleito. O tucanato quer voltar ao comando da Câmara.

 

Cruzada inglória

Se Rogério Rosso vencer e assumir como presidente-tampão, Cunha tem grandes chances de sobreviver. Mesmo que o processo de cassação não reinicie na Comissão de Ética, com Rosso no comando, manobras em plenário podem favorecer seu aliado.

 

Força presidencialista

É o presidente da Casa quem define que tipo de voto aberto será estabelecido para decidir o futuro de Cunha. Se aberto nominal, que exige a manifestação em plenário de cada deputado; ou se aberto com votação no telão, que favorece o “sumiço” de parlamentares que não queiram votar. A cassação do peemedebista depende de 257 votos. Se houver menos deputados em plenário na hora da sessão, ele escapa!

 

O bunker da propina

A imprensa nacional está divulgando que o apartamento funcional que foi utilizado pelo ex-deputado federal João Alberto Pizzolatti era o local de distribuição das propinas da Petrobras. Era para que lá que deputados beneficiados, como Pedro Corrêa, Waldir Maranhão (ele mesmo!), Mário Negromonte, e outros iam para pegar seu quinhão da roubalheira.

O apê que era do catarinense, hoje uma espécie de refugiado político em Roraima, virou a central de distribuição da propina, um bunker onde o butim era fatiado!

 

Juventude

O presidente do PMDB da Capital, o deputado estadual Gean Loureiro, reestruturou o segmento jovem de seu partido já pensando na mobilização e engajamento da juventude manezinha. Neste sábado, o pré-candidato estará em mais uma reunião com o grupo. Desta vez a temática será em torno de políticas e ações para jovens. O evento será realizado no Lira Tênis Clube, é aberto ao público e quem quiser participar, é só chegar.

 

Mais um

O prefeito de Ituporanga, Arno Zimmermann (PMDB-foto), que já foi presidente da Fecam, almoçou nesta segunda, no Restaurante Majestic, em Florianópolis, com o presidente em exercício da Assembleia, Aldo Schneider, e com o deputado federal Rogério Peninha Mendonça.

 

Só dificuldades

O alcaide comunicou aos dois principais líderes do PMDB do Alto Vale que não disputará a reeleição. Sua postura é sintomática e já atinge cerca de 35% dos prefeitos com possibilidade de reeleição no Brasil. Além da falta de dinheiro (os prefeitos administram, em média, somente 12% do que o município arrecada), sobram cobranças, seja do Ministério Público, do TCE, das entidades de classe, das redes sociais, e daí por diante.