Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Amin: projeto para evitar transferência da Pesca

Decreto da Presidência da República transfere a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura para o Ministério da Indústria e Comércio

O deputado Esperidião Amin protestou hoje no plenário da Câmara dos Deputados contra o Decreto Nº 9.004/2017, de 13/março/2017, da Presidência da República, que tirou a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura e transferiu para o Ministério da Indústria e Comércio. Amin sugeriu aos deputados que se preocupem com o assunto. Falou sobre a batalha que pescadores e autoridades dos Estados que tem a Pesca como fonte de riqueza relevante tem enfrentado desde 2014, quando foi editada a Portaria 445, pelo Ministério do Meio Ambiente, que proibiu por precaução, sem base em estudo técnico, a captura de noventa e cinco espécies de peixe, mais de 400 subespécies. Lembrou os demais do fechamento do Porto de Itajaí, um legítimo protesto das forças que lidam com a pesca.  

O deputado discorreu sobre o trabalho desenvolvido em conjuntos com o setor pesqueiro para a reconstrução da gestão pública da pesca, que sofreu uma transição traumática  do Governo da Presidente Dilma para o Governo do Presidente Temer, e que, agora, depois de 2 anos e meio de audiências e expectativas, foi surpreendido com esse decreto do Presidente da República. Amin manifestou:

“…eu não concordo com isso, protesto contra isso e estou dando entrada em um Projeto de Decreto Legislativo que susta os efeitos desse decreto que na prática significam um deboche do Governo em relação ao setor pesqueiro no Brasil — do pescador artesanal à pesca industrial e à pesca profissional.”

Conclamou os deputados catarinenses e avisou que o senador Dalírio Beber estará entrando com o projeto de igual teor no Senado Federal. E concluiu:

“Nenhum Governo tem o direito de dispor do setor econômico desta forma, na pior das hipóteses, para compensar alguma transação política. Isso não é justo, não é republicano, e é uma afronta a quem entende o mínimo da importância econômica e social da pesca para o Brasil.”

 Ainda na noite de hoje o deputado Esperidião Amin deu entrada no Projeto de Decreto Legislativo PDC 598/2017, que “Susta os dispositivos do Decreto nº 9.004, de 13 de março de 2017, que transferem a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços”. A proposta também foi assinada pelas deputadas Carmen Zanotto e Geovania de Sá, e pelos deputados Décio Lima, João Paulo Kleinubing e João Rodrigues.

Foto: Marcos Porto / Agencia RBS

Posts relacionados

Censura:”Congresso não tem o direito de se abster e o STF não tem o direito de terceirizar”

Redação

Neste ano, 352 jovens do Programa Novos Caminhos já conseguiram trabalho em SC

Redação

Com incentivo do Governo do Estado, produtor catarinense pode ter financiamento com juro zero no Plano Safra

Redação