Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Amin propõe revogação de honraria a Geddel

O deputado estadual João Amin (PP) protocolou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei que pretende revogar a concessão da Medalha Anita Garibaldi ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), envolvido em inúmeros escândalos nacionais, entre eles na maior apreensão de dinheiro já registrada no país, R$ 51 milhões de reais em espécie guardados em um imóvel ligado ao político baiano.

A Medalha Anita Garibaldi, instituída em 1972 pelo então governador Colombo Machado Salles, é considerada um símbolo da bravura catarinense, destinada a recompensar pessoas ou entidades nacionais e estrangeiras que, no campo de suas atividades, se hajam distinguido de forma notável ou relevante, e tenha contribuído, direta ou indiretamente, para o engrandecimento de Santa Catarina.  A concessão se dá por ato próprio do governador do estado, após ouvido o Conselho instituído para tal finalidade.

João Amin medalha

Ocorre que no ano de 2010 o então governador do estado, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), concedeu a Medalha Anita Garibaldi ao Sr. Geddel Vieira Lima. Coube ao governador em exercício, Leonel Pavan (PSDB), proceder a entrega em 10 de março de 2010, tendo em vista que o titular encontrava-se em viagem oficial.

Na justificativa da proposta, o deputado João Amin destaca que, caso verificado que o agraciado ofendeu os sentimentos de honra ou dignidade estadual, pode-se suspender ou revogar a honraria. “Nos últimos dias, algumas suspeitas que recaíam sobre o SR. Geddel Vieira Lima se tornaram mais evidentes, especialmente a partir da descoberta de vultosa quantia em imóvel ligado ao ex-ministro. Com base nisso e em outras provas coletadas a Polícia Federal decretou novamente sua prisão preventiva. Dito isso, não me resta outra iniciativa a não ser propor a cassação da honraria”, afirmou o parlamentar.

Apresentado o Projeto de Lei, a matéria vai agora para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça do Poder Legislativo de Santa Catarina.

 

Posts relacionados

Deputado catarinense recebe prêmio ‘Liderança Transformadora’ da Câmara dos Deputados da Argentina

Redação

Receita Federal divulga programa para destinar imposto para projetos em SC

Redação

Jorginho Mello defende debate técnico e aprofundado para endurecer legislação contra o crime organizado

Redação