Blog do Prisco
Destaques

Amin realizou audiência com ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações para discutir a implementação do Plano de Transição Energética Justa para Santa Catarina

Na última quarta-feira (12), o senador Esperidião Amin esteve reunido com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, para discutir a implementação do Plano de Transição Energética Justa para Santa Catarina, publicado pela Casa Civil em 27 de dezembro de 2022, atendendo ao disposto na Lei 14.299/22 de 05/01/2022. Dentre as ações prioritárias do Plano consta, itens de responsabilidade do Ministério de Ciência Tecnologias e Inovações, em especial promover o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Polo de Transição Energética Justa do Sul de SC, mediante atividades de pesquisa, inovação, digitalização, com vistas a transformar a região em polo de tecnologias de energia limpa, automação e sustentabilidade.

Quem participou da audiência foi o engenheiro Fernando Luiz Zancan, representando a Associação Brasileira do Carvão Mineral – ABCM. Ele solicitou a viabilização da Rede de Carvão, fomentando a pesquisa, desenvolvimento e inovação para o carvão mineral.

O presidente da ABCM fez uma apresentação sobre todas as ações que a indústria carbonífera está executando, na área de desenvolvimento tecnológico e inovação junto a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina – SATC, mostrando o leque de pesquisas científicas (captura de CO2, fertilizantes, aproveitamento de resíduos de termelétricas)  que está sendo executado no Centro de Tecnologia e Inovação da SATC. Apresentou também a proposta de criação de um distrito de inovação em Criciúma – Projeto Cidade do Conhecimento, que faz parte da Transição Energética Justa, que terá como pilares a criação da nova economia de baixo carbono e tecnologias aplicadas.

O Eng. Zancan relatou que um dos projetos da Cidade do Conhecimento é o estabelecimento de um Centro de Suporte em Cybersegurança que conta com o suporte da empresa israelense BasecampInnovation, que implantou em 6 anos o parque tecnológico de Beersheva/Israel, especializado nesta área.

O senador Amin apresentou uma emenda parlamentar para o primeiro projeto do Centro de Cybersegurança, que conta com capacitação no Brasil e Israel, ainda no ano de2023, e portanto solicitou especial atenção para sua aprovação e liberação dos recursos. A ministra ficou bem impressionada com a apresentação e relatou que o assunto de transição energética justa é dos eixos prioritários do MCTI e que haverá recursos para o seu desenvolvimento. O Senador aproveitou a oportunidade para fazer um convite para Ministra ir conhecer o Centro de Tecnologia da SATC, que ela aceitou e deverá ser oportunamente agendado.

A audiência também contou com a presença de assessores da deputada e  presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, Carol de Toni, e da deputada Geovânia de Sá.