Blog do Prisco
Manchete

Amin vai apresentar destaque ao projeto do novo Código Eleitoral em que defende o voto auditável

Proposta será apreciada na Comissão de Constituição de Justiça, nesta quarta-feira (9)

O senador Esperidião Amin vai apresentar um destaque em separado ao projeto do novo Código Eleitoral em que defende a adoção do voto auditável nas urnas eletrônicas. Isso porque o relator, senador Marcelo Castro, rejeitou a emenda apresentada por Amin em relatório divulgado nesta segunda-feira (7). O texto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça nesta quarta-feira (9).

Confira os três pontos apresentados pelo senador Amin:

I – o arquivo de registro digital de votos será atualizado e assinado digitalmente, com aplicação do registro de horário no arquivo log, de maneira a garantir a segurança e auditabilidade;

II – a urna imprimirá o registro de cada voto, que será depositado, de forma automática e sem contato manual do eleitor, em local previamente lacrado;

III – o processo de votação não será concluído até que o eleitor confirme a correspondência entre o teor de seu voto e o registro impresso e exibido pela urna eletrônica.”

Na justificativa, Esperidião Amin afirma que todas as dúvidas e questionamentos acerca do sistema eletrônico serão sanadas através desta proposta.

— Como temos defendido há tempos, nos falta a possibilidade de auditar se o voto computado e totalizado eletronicamente corresponde materialmente ao voto impresso. A medida proposta porá fim, portanto, a todas as dúvidas e questionamentos por tantos anos latentes em nossa sociedade acerca da vulnerabilidade do sistema eletrônico e da transparência, integridade e autenticidade do processo eleitoral – justificou o senador.

foto>Geraldo Magela, Ag. Senado

Posts relacionados

Uma potência política

Redação

Parecer de Lunelli abre caminho para quitação de impostos com cartão em SC

Redação

Carol De Toni apresenta proposta para proibir que CPIs sejam presididas e relatadas por quem não apoiou sua criação

Redação