Blog do Prisco
Notícias

Ana Cristina Blasi toma posse como juíza efetiva do TRE-SC

Tomou posse como juíza efetiva do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, na categoria jurista, nesta sexta-feira (4), a advogada e mestre em Direito Ana Cristina Ferro Blasi. A posse aconteceu às 18h30, no Auditório do Pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A juíza permanecerá no cargo durante o biênio que  vai até o dia 4/09/2017.
Após a proclamação do hino nacional, Ana Cristina Blasi foi conduzida à sala da cerimônia pelo juiz do TRE-SC Vilson Fontana. A leitura do termo de posse foi realizada pelo diretor-geral do TRE-SC, Sérgio Manoel Martins e, em seguida, aconteceu a assinatura do referido documento.

ANA BLASI POSSE 2O juiz federal do TRE-SC Alcides Vettorazzi parabenizou a empossada em nome dos demais juízes efetivos da Corte Eleitoral Catarinense, que também participaram da cerimônia de posse. “Gostaria de dizer que vossa excelência foi ansiosamente aguardada, no sentido de que precisávamos urgentemente completar a titularidade do colegiado para assim melhor nos prepararmos para enfrentar os desafios do ano vindouro, consabidamente, ano eleitoral”.
A empossada agradeceu aos presentes, amigos, colegas de profissão e familiares e destacou sua satisfação ao assumir o novo cargo.
“Aprendi com meu pai que o juiz deve impor seu respeito e que deve respeitar o Judiciário. Sempre pensei assim e esse será o norte que me orientará durante o período em que eu estiver ocupando o altíssimo cargo de juiz titular do TRE de Santa Catarina.” Antes de encerrar a solenidade, o presidente do TRE-SC, Sérgio Baasch Luz, cumprimentou a nova integrante da Corte Eleitoral. “Estou certo de que o ingresso de Vossa Excelência neste respeitável colegiado irá abrilhantar ainda mais os debates e as decisões deste Tribunal, na busca incessante da melhor solução jurídica para o caso concreto, contribuindo, dessa forma, para manter a operosidade e a tradição de respeitabilidade da Justiça Eleitoral de Santa Catarina.”
Além do presidente do TRE-SC, fizeram também parte da mesa de honra do evento o presidente do TJ-SC, desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins, o procurador-geral do Estado, João dos Passos Martins Neto, os ministros do Superior Tribunal de Justiça Jorge Mussi e Marco Aurélio Buzzi, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral Admar Gonzaga Neto, o presidente da Ordem de Advogados do Brasil, Tullo Cavallazzi Filho e o procurador-chefe do Ministério Público Federal de Santa Catarina, Marcelo da Mota.

Currículo

Ana Cristina Ferro Blasi é graduada e mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Entre outras atribuições que já exerceu na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) destaca-se a nomeação como Secretária-Geral da Seção de Santa Catarina em 2013.
Além disso, a juíza exerce a advocacia desde 1992. Em 2005, Ana Cristina foi membro/fundadora do Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina (IDASC).
Em 1995, foi aprovada no concurso público para professora auxiliar do curso de Direito da UFSC. A juíza já lecionou tanto na UFSC quanto na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde ministrou a disciplina de Direito Administrativo.

Composição do Pleno

De acordo com o artigo 120 da Constituição Federal de 1988, o TRE-SC é composto por dois juízes escolhidos entre os desembargadores do TJ; de dois juízes, dentre os juízes de direito, escolhidos pelo TJ; de um juiz do TRF; e dois juízes nomeados pelo Presidente da República.

Fotos: Alcides Junkes, divulgação