Blog do Prisco
Destaques

Ana Paula Calaes assume seu segundo mandato como Diretora de Educação Empresarial da Acif

Meta é aproximar ainda mais a entidade dos temas da educação, atuando para expandir a formação profissional

Liderança feminina no empreendedorismo educacional, a pedagoga e empresária Ana Paula Calaes assume, nesta segunda-feira (15/5), seu segundo período como diretora de Educação Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), agora na gestão que será presidida pelo empresário Célio Antônio Bernardi Junior. “Neste segundo mandato pretendemos conectar cada vez mais a entidade aos temas da educação, área essencial para o desenvolvimento socioeconômico, além de buscar parcerias público-privadas na implantação do novo ensino médio e atuar para que nossa associação tenha uma liderança representada no Conselho Estadual de Educação”, antecipa a empresária.

Ana Paula tem mais de 20 anos de atuação na formação de mão-de-obra técnica profissional e na geração de oportunidades entre o mercado de trabalho e as empresas, tendo conquistado o elevado índice de empregabilidade superior a 80% em suas escolas de educação profissionalizante, em Florianópolis e Itajaí, além do Selo ONU de Educação de Qualidade. “Daremos continuidade ao projeto de expansão da formação profissional, conhecendo as reais necessidades do empresariado em termos de qualificação. Hoje temos no País 20 milhões de jovens desempregados na faixa dos 18 aos 24 anos e um apagão de mão de obra profissional, que o tradicional ensino superior não supre”, considera.

Entre os destaques do trabalho realizado em sua primeira gestão na Acif está a criação de um Núcleo de Educação Profissional, reunindo empresários do setor que atuam de forma conjunta no fortalecimento do mercado e na criação de oportunidades para aumentar o índice de formação profissional, especialmente no período pós-pandemia, a partir de uma pesquisa inédita que a entidade realizou sobre as tendências de formação de cursos técnicos para a região. Um dos resultados diretos do Núcleo foi a Feira Mais Empregos e Cursos, que conectou empregadores com jovens em busca de uma oportunidade.

Outra iniciativa com grande capilaridade foi o projeto de formação de líderes, o LiderACIF, que capacitou mais de 700 líderes empresariais na gestão que está encerrando. Foram também estabelecidas parcerias com o Sebrae, Secretaria de Estado da Educação e o Ministério da Educação para fomentar debates sobre o cenário da educação profissional. Com o Estado, ainda, foi celebrado compromisso em abrir oportunidades para apoio à expansão de ofertas de cursos técnicos e profissionalizantes, além de a Diretoria de Educação Empresarial ter conquistado junto a todos os candidatos nas eleições de 2022 o seu compromisso com o fortalecimento desta modalidade de ensino.

Ana Paula Calaes – pedagoga e administradora, é fundadora da Escola Técnica Geração, com unidades em Florianópolis e Itajaí. Em 2019, ganhou o Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença ACIF na categoria Educação. Sua empresa é premiada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) com o Selo ONU de Educação de Qualidade. É também diretora da ABMET (Associação Brasileira de Mantenedores de Escolas Técnicas), membro titular do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis e sócia na Gera Emprego. Tem como meta de vida a transformação social através da qualificação profissional e o emprego.

foto: Núcleo de Educação Profissional foi criado em seu primeiro mandatopara atuar no fortalecimento do mercado e na ampliação do índice de formação profissional