Blog do Prisco
Notícias

ANA PAULA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA SOBRE A FOSFOETANOLAMINA

Nesta quinta-feira, 29, a presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputada Ana Paula Lima (PT), participa de Audiência Pública para avaliar o desenvolvimento de pesquisas médico-farmacológicas sobre a fosfoetanolamina sintética. O evento, em Brasília, é promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), em conjunto com duas outras comissões temáticas do Senado.

ANA PAULA FOSOETALAMINA

O assunto vem sendo acompanhado de perto pela população após a suspensão da entrega da droga. O medicamento, pesquisado há mais de vinte anos na Universidade São Paulo (USP) de São Carlos, era distribuído gratuitamente para tratamento de pacientes com câncer, mas a falta de pesquisas sobre a eficácia do produto fez com que as cápsulas tivessem a distribuição interrompida.

A parlamentar planeja realizar em Santa Catarina uma audiência sobre o assunto. “Vamos realizar aqui na Alesc um debate sobre a distribuição da fosfoetalonamina. Se vidas podem ser salvas com isto, não podemos ignorar. Há pacientes dizendo que percebem melhoras dos sintomas do câncer, com relato até mesmo de cura. Uma discussão tão importante como esta precisa ser feita”, pondera Ana Paula Lima.

Foto: Agência Alesc, divulgação