Blog do Prisco
Destaques Notícias

Ana Paula: Saúde não explica gastos de 2014

A Secretaria de Estado da Saúde apresentou nesta quarta-feira (21) a prestação de contas do último quadrimestre de 2014. A audiência pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, foi solicitada pela Comissão de Saúde e tem como objetivo dar transparência e visibilidade sobre a gestão.

As ações estaduais na área da saúde nos últimos quatro meses do ano passado foram apresentadas pelo Superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria, Leandro Adriano de Barros.

ANA PAULA PRESTAÇÃO DE CONTAS 2014 SAÚDE A explanação, que durou mais de uma hora, trouxe informações sobre as superintendências, gastos e investimentos. No entanto, a falta de detalhes na prestação de contas incomodou os parlamentares. “Não saímos daqui satisfeitos. A intenção de momentos como esse é que a população compreenda como, quanto e onde os recursos estão sendo investidos, e não foi isso que aconteceu”, ressaltou a presidente da Comissão, deputada Ana Paula Lima (PT).

A parlamentar destacou que o relatório não obedece ao padrão do Ministério da Saúde, o que dificulta a compreensão dos dados. Além disso, a falta de detalhamento sobre as metas da Secretaria e o cumprimento destes objetivos abrem margens para interpretações. “É preciso gestão sobre as metas não alcançadas”, pondera Ana Paula Lima. Outro ponto que gerou incômodo é a baixa resolutividade nos hospitais. “Realizamos aqui, no início deste ano, um encontro justamente para falar sobre a resolutividade no SUS. Precisamos de avaliação sobre os atendimentos realizados”, destaca a parlamentar.

A prestação deveria ter sido realizada no início deste ano, mas a Secretaria de Estado atrasou as apresentações. Já o relatório do 1º quadrimestre de 2015, que deveria ter sido apresentado até setembro, tem audiência marcada para o próximo mês, no dia 24, e deve seguir as orientações de padronização feitas pelos deputados.

Foto: Ag. Alesc, divulgação