Blog do Prisco
Destaques

Angela Amin apresenta ações do Fórum Parlamentar na reunião de diretoria da Facisc

A reunião de Diretoria da Facisc realizada nesta quinta-feira, 15/7, contou com a presença a coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, a deputada federal, Angela Amin. Ela disse que considera este tipo de reunião uma prestação de contas. A deputada falou sobre assuntos de interesse do estado de Santa Catarina, BRs, Código Florestal e reformas estruturantes. “Todos sabemos que o estado sofreu cortes do orçamento da União. Foram 152 milhões de reais em cortes nas mais diversas áreas”. Uma das alternativas encontradas por Santa Catarina foi a realização de obras federais com recursos estaduais. Segundo a deputada, uma lei proposta pelo deputado Silvio Dreveck os recursos estaduais alocados em obras federais serão abatidos da dívida do estado com a união. O vice-presidente Elson Otto, conduziu a reunião de diretoria desta quinta-feira, 15/7, e solicitou à deputada informações sobre a BR-163 e outras rodovias catarinenses.

A deputada ainda falou sobre o Código Florestal, as reformas Tributária e Administrativas. Ela disse que a Reforma Administrativa é mais fácil de ser aprovada no Congresso do que a Reforma Tributária, pois se tem mais claro os valores para cada estado da Federação. A parlamentar se colocou à disposição para sistematizar a participação da bancada catarinense na reunião da diretoria da Facisc.

Outro tema abordado pela deputada foi o Código Florestal. O PL 2510/2019 que altera a Lei no 12.651/2102 e dispõe sobre as áreas de proteção permanente (APP) no perímetro urbano e nas regiões metropolitanas. A Lei vigente fixa limites de APPs iguais para zona rural e urbana e isso impacta diretamente nas áreas urbanas. Segundo Angela Amin, foi enviado ofício ao presidente Artur Lira pedindo regime de urgência ao Projeto de Lei.

O superintendente institucional e de operações da Facisc, Gilson Zimmermann, apresentou as ações realizadas pela Federação e pela diretoria no último mês. Os diretores responsáveis de cada plataforma da Facisc apresentaram as ações que estão em andamento.

Durante o evento, o diretor de Infraestrutura da Facisc, Antônio Guimarães Neto, divulgou o debate on line sobre a situação das ferrovias em Santa Catarina que vai acontecer na próxima quarta-feira, 21/7. “Na visão do Governo Federal, Santa Catarina não sabe o que quer e nós precisamos alinhar e unificar as demandas do nosso estado. A ideia é que possamos lutar todos juntos pela melhoria da malha ferroviária”, explicou Litinho.