Blog do Prisco
Artigos

ANITA GARIBALDI COMO ICONE INTERNACIONAL

Adilcio Cadorin

Após terem sido encerradas as comemorações do Bicentenário de Anita (1821-2021), quando foram realizados mais de 180 eventos com base no Convenio Internacional celebrado entre o CulturAnita (Brasil) e o Museu Renzi (Itália),  e que foi denominado de  “Dois Mundos e Uma Rosa Para Anita”,  em 01/03/2022 o Instituto Cultural Anita Garibaldi celebrou um novo convênio, denominado “Anita Fidelis”,  desta vez tendo como parceiro o  Centro di Studi Olim  Flaminia APS, com sede em Cesena, Região da Emiglia Romagna – Itália.

Este novo Convênio tem por objetivo preservar e difundir os princípios pelos quais Anita  Garibaldi lutou até a sua morte, transformando o nome da Heroína num ícone  mundial em diversas ações hoje recorrentes internacionalmente, como:
1-  combate às discriminações e à violência contra as mulheres;
2-  igualdade de gênero;
3-  ações em favor da inclusão e contra as desigualdades sociais ;
4-  preservação dos valores e das liberdades democráticas.

Com base nestes objetivos,  o Convenio prevê que os entes que aderirem deverão promover ações pertinentes realizando campanhas de esclarecimento, conferências, palestras, edições de  livros, peças midiáticas e realização de eventos culturais, ações estas que sempre deverão ter a Heroína como ícone, representada pela sua Rosa de Anita.

A defesa destes valores estarão sendo representadas através do plantio de um exemplar do híbrido da Rosa de Anita, que foi desenvolvido na Itália e que doravante poderá ser plantada  em todas as cidades ou instituições que aderirem a este novo projeto “Anita Fidelis”.  Este Convenio  foi chancelado e tutelado pelo Governo Italiano, pelo Governo Regional da Emiglia Romagna e por diversas cidades italianas.

A partir deste momento, o CulturAnita passa a desenvolver uma campanha para obter adesões de cidades e de instituições nacionais, que após aderirem passarão a integrar um circuito internacional,   envolvendo entidades e  cidades da Itália, do Uruguai, dos Estados Unidos, de San Marino e  do Brasil.

O novo Convênio prevê que já serão considerados como integrantes todos os órgãos governamentais  brasileiros e entidades que já participaram  do projeto “Dois Mundos e Uma Rosa para Anita”, bastando para tanto que apenas autorizem sua nova adesão.

O projeto “Anita Fidelis” está aberto para todas as cidades e  instituições  brasileiras que desejarem aderir e receber um exemplar da Rosa de Anita,  e que se comprometerem a desenvolver eventos culturais e ações sociais voltadas  aos objetivos do Convênio. Para tanto, deverão manifestar seu desejo e se condicionarem ao cumprimento dos termos e regras estabelecidas no Convênio, cujo teor será colocado a disposição dos entes interessados.

Todos os dados das instituições que aderirem serão inseridos em um QR-Code internacional, que permitirá sua exposição e divulgação em diversas línguas e  em espaço destinado a inserir sua respectiva  história, finalidades, ações, potencializando as ações culturais e turísticas de cada  um dos entes que aderirem.

Os municípios ou entidades interessadas em aderirem podem solicitar maiores informações diretamente ao Instituto Cultural Anita Garibaldi – CulturAnita, através do email  [email protected].