Blog do Prisco
Coluna do dia

Antídio e Napoleão

Candidato à reeleição, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB), recebeu apoio do ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSD), que visitou o município para conversar com correligionários. Napoleão não economizou nos elogios e disse que Lunelli tem a cara da nova política; eficiente e de resultado. O PSD faz parte da coligação do MDB em Jaraguá e as duas siglas já ensaiam uma reaproximação no Estado para 2022. Dupla boa.

A visita e o contexto merecem uma análise. Napoleão, pela pouca idade e por ter sido duas vezes prefeito de Blumenau e candidato a vice-governador em 2018, tem o nome estadualizado. Ainda não é o caso de Lunelli, que busca a reeleição em Jaraguá do Sul, município referência em quase tudo para Santa Catarina e o Brasil.

Mas o emedebista, assim como o pessedista, é visto cada vez por seus correligionários como nome forte para 2022 em caso de confirmar novo mandato em seu município, empreitada que está bem encaminhada. A estadualização do nome de Antídio é uma questão de tempo e de estratégia política.

Aliança

O encontro dos dois em plena campanha e os elogios do blumenauense ao jaraguaense têm como pano de fundo uma união local entre MDB e PSD, aliança que governou Santa Catarina por 16 anos! No contexto de extrema instabilidade da política atual no estado, sem sombra de dúvidas é bom prestar bastante atenção em Antídio Lunelli e Napoleão Bernardes.

Recordistas

Edição dominical do Jornal O Estado de S. Paulo trouxe matéria interessante sobre os vereadores recordistas no país de permanência na função. Os dois mais longevos são catarinenses e construíram suas carreiras de mais de quatro décadas em cidades vizinhas da Grande Florianópolis, São José e Palhoça.

Estamos falando de Orvino Coelho de Ávila, que está completando seu décimo mandato de vereador por São José e decidiu concorrer a prefeito este ano pelo PSD.

História e fôlego

Em Palhoça, poderá ser registrado o recorde único no país, pois Nirdo Da Luz, o Pitanta, também está no décimo mandato, concorrendo ao décimo primeiro nesta campanha.

Orvino e Pitanta estão há quase 44 anos como vereadores!

Expectativa no comércio

A maioria dos lojistas catarinenses acredita que o resultado das vendas do comércio para o dia das crianças será maior ou igual ao desempenho registrado no ano passado, com o tíquete médio em cerca de R$ 150,00. Estes são alguns dos resultados de levantamento da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC).

Juros na lona

“A melhora na previsão se deve em grande parte ao ciclo de corte de juros mantido pelo Banco Central, atualmente em 2%, e ao controle da inflação, que permanece dentro da meta”, avalia Ivan Roberto Tauffer, presidente da entidade. De acordo com a consulta, 78% responderam que as vendas devem ser iguais ou melhores comparativamente com 2019. Sobre a expectativa de crescimento, 41,5% apontaram aumento de até 3% e 63,2% estimaram o tíquete médio de R$ 150,00.

Calendário

Na quarta-feira, dia 7, desembargadores e deputados que formam o Tribunal Especial do impeachment de Moisés da Silva e Daniela Reinehr deverão votar o relatório que está sendo finalizado pelo deputado Kennedy Nunes. Não é necessário ser uma pitonisa para adivinhar que o texto pedirá o afastamento temporário dos dois mandatários.