Blog do Prisco
Notícias

ANTT participa de reunião ampliada na Assembleia Legislativa

Atendendo convite do deputado estadual João Amin (PP), presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa, o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, estará em Florianópolis na próxima segunda-feira (6). O encontro é uma extensão da reunião realizada em Brasília no início do mês de outubro e tem duplo objetivo: discutir  a situação do contorno viário da Grande Florianópolis e abordar os problemas de mobilidade ocasionados por mudanças nas marginais da BR 101 na região de Tijucas.

João Amin ANTT
Segundo João Amin, a obra tinha prazo inicial 2012, passou a 2017 e, ainda este ano foi prometida para 2019 – Foto>divulgação

No dia 10 de outubro o deputado João Amin esteve em Brasília, na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e foi recebido pelo presidente Jorge Bastos. Esteve acompanhado, entre outros, pelo prefeito de Tijucas Professor Elói, o vice-prefeito de Biguaçu Vilson Norberto Alves e Jaime Ziliotto, representante do Comdes. Na ocasião, a comitiva recebeu a informação do presidente da ANTT sobre a nova data de conclusão do Contorno Viário da Grande Florianópolis.

Segundo João Amin, a obra tinha prazo inicial 2012, passou a 2017 e, ainda este ano foi prometida para 2019. Agora, foi informada que o prazo final passa a ser 2020, frustrando a população catarinense. “Por conta  das recorrentes alterações, solicitamos a visita da ANTT para uma reunião ampliada para tratar de uma obra fundamental não só para a economia de Santa Catarina, como de todo Mercosul”, afirmou o parlamentar.

TIJUCAS – Em recente audiência pública realizada em Tijucas a comunidade manifestou-se pela manutenção do projeto original no que diz respeito as marginais da BR-101 naquele município, enquanto a Autopista Litoral Sul, concessionária responsável pela rodovia, defende alterações. O imbróglio diz respeito ao bloqueio parcial das marginais da BR 101 na região, que isolou comunidades e bairros inteiros.

De acordo com representantes da comunidade, a instalação de um empreendimento comercial às margens da BR 101 provocou alterações que não passaram pelo crivo da prefeitura ou dos órgãos competentes para a análise de tais iniciativas.

O deputado João Amin levou o pleito a ANTT, em Brasília, e sugeriu que a Agência abrisse espaço para o diálogo. Segundo o deputado, “a iniciativa da Autopista Litoral Sul, empresa concessionária deste trecho da rodovia, prejudica não só a população de Tijucas, mas todo o escoamento da produção dos municípios do Vale do Rio Tijucas”.

O que: Reunião Ampliada com participação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
Quando: 6 de novembro – 9 horas
Onde: Plenário da Assembleia Legislativa