Blog do Prisco
Coluna do dia

Apatia geral

No domingo, estará faltando apenas uma semana para as eleições do dia 2 de outubro. E o clima é de total apatia em todo o país. Nem parece que estarão faltando apenas sete dias para evento tão importante no contexto democrático: a escolha de quem vai definir os destinos das cidades nos próximos quatro anos. Tanto no Executivo quanto no Legislativo.

As pesquisas mostram que, na espontânea (quando o entrevistador não mostra a lista dos candidatos), na média o índice de indecisos é superior a 50%. Significa que mais da metade dos eleitores ainda não definiram em quem vão depositar seu voto.

Este quadro desolador tem relação direta com o que está acontecendo no país. Lula da Silva réu em dois processos por suspeitas de corrupção deslavada, Dilma Rousseff saindo do Planalto pela porta dos fundos, a cassação de Eduardo Cunha, agora o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, envolvido como pivô financeiro do saque à Petrobras. Sem contar que boa parte da cúpula do PT ou já passou ou está na cadeia, e outra parcela é investigada por malfeitos de toda ordem durante os 13 anos de poder. É uma caixa de surpresas, literalmente, o que vai sair das urnas no domingo dia 2. Mas é uma coisa é certa: o PT vai levar uma saraivada.

 

Medindo forças

No Alto Vale do Itajaí, atualmente o PMDB controla as prefeituras dos quatro principais municípios: Rio do Sul, Ibirama, Taió e Ituporanga. Mas quem vai crescer é o PSDB. O partido tem excelentes perspectivas. Das quatro maiores, os tucanos devem fazer pelo menos duas prefeituras: Taió  e Ituporanga. E há chances grandes também em Rio do Sul.

 

Disputa

Na Capital do Alto Vale, o vereador José Thomé, mostram as pesquisas, está um pouco à frente do prefeito Garibaldi Ayroso, o Gariba (PMDB), candidato à reeleição. O alcaide conta com o apoio dos deputados Rogério Peninha (federal) e Aldo Schneider (primeiro vice-presidente da Assembleia), do secretário de Administração do Estado, João Matos, e do ex-deputado e ex-prefeito Jailson Lima, que deixou as fileiras do PT.

 

Voto a voto

Já Thomé tem o apoio do deputado e ex-prefeito Milton Hobus (PSD), que, aliás, coordena a campanha. Disputa eletrizante até a última hora. Voto a voto. Caso o PSDB vença o PMDB em Rio do Sul, os tucanos podem vir a administrar três das quatro principais cidades da região, o que seria uma mudança significativa no eixo do poder regional. E evidentemente com reflexos no pleito estadual de 2018.

 

Crescimento no Turismo

 O planejamento estratégico do turismo de Santa Catarina até 2022 será apresentado nesta segunda-feira (26), às 12h, no Sesc Cacupé, em Florianópolis. A iniciativa da Fecomércio SC, Fiesc e Sebrae, que integra o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022), é resultado de um processo de construção coletiva, com a participação do trade turístico, governo (esferas municipal, estadual e federal), terceiro setor, academia e indústria.

 

Será?

O governo vem projetando um crescimento de 20% no número de turistas que devem vir a Santa Catarina durante a temporada de Verão. Se isso tiver base real, significa que, pelos números divulgados pelo próprio governo, o Estado receberá  mais de 10 milhões de pessoas. Já na temporada passada, teriam vindo mais de 8 milhões de turistas. É muita gente. E um número bastante questionável.