Blog do Prisco
Coluna do dia

Aperto em Brasília

Nesta semana que se inicia, a situação político-jurídico deve apertar para os lados de Michel Temer com a formalização da denúncia, subscrita por Rodrigo Janot, pedindo a investigação do presidente por corrupção, algo inédito na história da República (um presidente investigado no exercício do cargo).

Esta semana foi mais curta em função do corpus Christi. Congresso e Judiciário praticamente não produziram fatos novos, dando uma aliviada no quadro geral.

A situação do senador afastado Aécio Neves também promete se agravar nos próximos dias. Paralelamente ao processo de Temer, será julgada pelo Supremo Tribunal Federal a nova solicitação de prisão do tucano, ex-presidente nacional da legenda. Mesmo afastado por decisão judicial das funções senatoriais, o neto de Tancredo Neves continuou atuando politicamente. Fez até posts na internet sobre encontros e projeções. Produziu provas contra si mesmo!

Tucanos e peemedebsitas estão passando este fim de semana prolongado muito atentos. A semana pode ser decisiva tanto para os futuros de Temer e Aécio como, também para o das próprias legendas (PMDB e PSDB) com vistas às eleições de 2018.

 

Sinais de melhora

Com base política no Vale do Itajaí, o senador Dalirio Beber preside a Frente Parlamentar da Indústria Têxtil, que é um dos motores econômicos da região. Segundo o tucano, o setor está em recuperação, ajudando na recuperação de empregos.

 

Fôlego

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), houve alta de 1% na produção de vestuário neste ano, contra queda de 6,7% em 2016.

 

Faturamento

A produção de têxteis também indica crescimento de 1% contra 5,3% negativos, no ano anterior. A perspectiva é de que o faturamento do setor têxtil e de confecção seja de R$ 135 bilhões. Isso significa um aumento de 4,6%, em relação a 2016.

 

Filantrópicos

Em recente agenda com o novo presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, para tratar das cheias em Santa Catarina, o deputado Valdir Colatto salientou a necessidade da criação de uma linha de crédito para custeio e investimento em hospitais filantrópicos, com juros mais baixos. “Atualmente, os juros para esses hospitais chegam a 3% ao mês. Isso não é compatível com a realidade dessas instituições”, mencionou.

 

Risco

Atualmente, o Litoral Norte (Itajaí e Balneário Camboriú) conta com somente um representante na Alesc. É Leonel Pavan. E pelo andar da carruagem dos bastidores, haverá sobreposição de nomes para o pleito do ano que vem, o que vai prejudicar a representatividade regional no Parlamento Estadual.

 

Nominata

No Litoral Norte, ensaiam candidaturas o vice-prefeito de Balneário, Carlos Humberto, o ex-prefeito Edson Piriquito, a tucana Anna Carolina (que perdeu a eleição em Itajaí por pouco mais de 700 votos), a prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, e pelo menos um nome de Itapema e outro de Camboriú; além de Navegantes. Sem falar nos parlamentares com base em outras regiões que captam votos por ali.