Blog do Prisco
Manchete

Apesar de Toffoli, Justiça mantém investigações na Alcatraz

Apesar da decisão monocrática do ministro Dias Toffoli, presidente do STF, mandando suspender as investigações no caso que envolve o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente, a juíza Janaína Cassol Machado, da 1 Vara Federal da Capital, negou pedidos de advogados e manteve as investigações e as detenções no âmbito da Operação Alcatraz.

Resumindo: 18 pessoas seguem investigadas e oito continuam presas, sendo que uma delas em prisão domiciliar, por suspeitas de irregularidades e desvios de recursos na Secretaria de Administração e na Epagri.

O despacho da magistrada veio na esteira da contundente manifestação do Ministério Público Federal (veja no https://www.blogdoprisco.com.br/mpf-se-manifesta-contrario-a-suspensao-das-investigacoes-da-operacao-alcatra/), contrária aos pedidos dos defensores, de suspensão dos trabalhos investigativos e de soltura dos presos. Janaína Cassol entende, assim como seus colegas procuradores, que as  informações de movimentações financeiras compartilhadas sem decisão judicial no contexto da Operação Alcatraz ocorreram nos limites constitucionais e legais fixados na delimitação do recurso em que foi concedida a liminar de Toffoli.

A canetada do presidente do STF, aliás, deixou em aberto a possibilidade de suspensão de todas as operações de combate à corrupção baseadas em dados do Coaf – órgão de controle de movimentações financeiras – e da Receita Federal sem autorização judicial prévia.

Decisão que já gerou um pedido de impeachment contra o ministro, que já foi advogado do PT e também do condenado Zé Dirceu, quando esteve chefiou a Casa Civil no mandato de Lula da Silva.