Blog do Prisco
Notícias

Apoio para a abertura do Curso de Medicina e do aeroporto de Caçador

Em reunião com lideranças políticas, entidades elegeram os dois pleitos para o desenvolvimento do Meio-Oeste

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, a Uniarp, de Caçador, está concentrando todos os esforços na criação do sonhado curso de medicina, que irá beneficiar 23 municípios da região, cerca de 360 ml pessoas. “O curso poderá impactar na Atenção Primária à Saúde, na melhoria dos indicadores de saúde, epidemiológicos e sanitários da região”, destacou o reitor Adelcio Machado, que neste sábado recebeu líderes como os deputados Valdir Cobalchini (PMDB) e Mauro Mariani (PMDB) para solicitar investimentos em laboratórios, uma exigência para a instalação do curso. O roteiro do PMDB, o chamado de “15 em Movimento”, visitou, além da universidade, o Hospital Maicé e a associação comercial e industrial para ouvir as demandas. 

Todos pelo aeroporto em Caçador

A Associação Comercial e Industrial de Caçador solicitou, durante passagem de líderes do PMDB pela região, apoio para a finalização das obras do aeroporto. A estrutura é fator fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico da região. “Hoje, a cidade perde oportunidades de investimentos quando o empresário de fora sabe que precisa de uma maratona para chegar em Caçador, tendo de passar horas no carro”, reclama Moacir José Salamoni, presidente da entidade.  O aeroporto é fundamental para o desenvolvimento econômico da região e também para salvar vidas. Afinal, Caçador é o segundo município de SC em doação órgãos e precisa ter agilidade no deslocamento. O deputado Valdir Cobalchini está em contato com o Governo do Estado acompanhando o progresso das obras. Já o deputado Mauro Mariani colocou-se à disposição para atuar junto à Anac.

Mensagem de otimismo no Meio-Oeste

Diante da crise vivida pela saúde do  Estado, o Hospital Maicé, em Caçador, Meio-Oeste, é um exemplo para SC, ressaltaram líderes do PMDB durante passagem pela região no último sábado. O grupo visitou as futuras instalações do setor de hemodinâmica do Hospital Maicé, que permitirá a realização de cirurgias cardíacas, beneficiando toda a região. O equipamento será viabilizado com recursos do deputado Mauro Mariani e do senador Dário Berger – são R$ 2,5 milhões. “Instituições filantrópicas como o Maicé dão um exemplo para SC com um modelo onde toda a comunidade participa e ajuda a construir uma saúde pública resolutiva e humanizada”, destacou Mariani.