Blog do Prisco
Manchete

Após denúncia, prefeito de Laguna afasta secretária de Saúde

A Prefeitura de Laguna, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta segunda-feira (06), entrevista coletiva para tratar sobre as denúncias de supostas irregularidades no processo licitatório para aquisição do projeto de saúde bucal “Crescer Sorrindo”.

O prefeito Samir Ahmad, anunciou o afastamento da Secretária de Saúde, Gabrielle Siqueira e que, o processo licitatório, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, foi entregue ao Ministério Público para esclarecimento dos fatos. “Estamos tomando todas as medidas legais e cabíveis para investigar a transparência e lisura do processo licitatório. Nossa gestão contribuirá com todas as investigações e estamos em busca de respostas”, afirmou o prefeito.

A idealizadora do projeto Graziela Laureano, apresentou todo o projeto para a imprensa presente e falou sobre as inverdades que estão levantando sobre o projeto. “Estão denegrindo a imagem do projeto, que visa beneficiar crianças e suas famílias sobre a importância da saúde bucal. O projeto abrange todo um investimento, onde estão inclusos todo o valor intelectual desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, o custo com profissionais, diagramação, impressões, capacitações dos educadores e profissionais de saúde bucal”, explicou a empresária.

“Além disso, o “kit” como estão divulgando, é apenas uma parte integrante do projeto que tem como premissa o investimento em saúde, já que, são diversas doenças que podem ser prevenidas pela correta higiene bucal, levando isso para as crianças em suas diferentes fases e acompanhando o desenvolvimento dentário desde o nascimento. Nos colocamos à disposição para fornecer ao município, bem como aos órgãos competentes, todas as informações que irão comprovar a lisura do processo e a idoneidade da empresa”, ressaltou Graziela.

O programa de saúde bucal não era desenvolvido em Laguna desde 2015.

Saúde Bucal no Brasil

A maioria dos brasileiros (55%) não vai ao dentista uma vez por ano, conforme o recomendado, segundo informações do Ministério da Saúde, obtidas em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A saúde bucal desempenha um impacto socioeconômico significativo na população, pois traz melhoria na qualidade de vida por meio da prevenção de doenças bucais, educação e orientação a hábitos de higiene oral.

A prevenção de doenças bucais traz redução dos gastos públicos, alívio aos pacientes com diagnósticos precoces e evita a intervenção de procedimentos mais complexos, como internações hospitalares, o que traz um impacto na diminuição das despesas públicas.

A cárie atinge 60% das crianças e jovens. Essas doenças podem ser evitadas adotando medidas preventivas como boa higiene bucal desde o nascimento, além da importância dessa prática ser adotada por toda a família.

Um estudo realizado em 34 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) indica que para cada dólar investido na prevenção, 4 dólares seriam economizados em serviços de saúde. Os números mostram a importância da prevenção e não somente do tratamento.

A fase mais importante para a prevenção de enfermidades bucais, ocorre durante a infância e adolescência, devido a transformação e formação permanente da arcada dentária, além da ocorrência de bons hábitos saudáveis que, quando bem transmitidos nesta fase, contribuem para a formação de adultos com maior consciência sobre os cuidados bucais necessários para uma melhor qualidade de vida.

O Programa Saúde Bucal integra o Programa Saúde nas Escolas, do Governo Federal, e destina recursos públicos para a prevenção, por meio da integração e da articulação permanente da Educação e da Saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Projeto Crescer Sorrindo

O projeto busca implementar de forma inovadora e didática, orientações para contribuir com a prevenção de saúde bucal na infância, especialmente na diminuição da cárie dentária, doença que atinge mais de 50% das crianças no Brasil.

Após identificar a carência de materiais que auxiliassem o professor ou técnicos, e com o escopo do projeto desenhado e consiste em atender alunos de 0 até o quinto ano do ensino fundamental, divididos em 4 níveis escolares, com o objetivo de acompanhar a evolução dentária da criança.

São 4 volumes, de 0 a 3 anos, 4 a 5 anos, 1º e 2º ano e do 3º ao 5º ano. A criança de 0 a 3 ainda não possui destreza para desenhar, recortar e colar, então foi desenvolvido dentro do livro do educador, materiais para auxiliar na aplicação do projeto dentro da sala de aula, assim como também dinâmicas com músicas desenvolvidas especialmente para este projeto.

Para os alunos de 4 a 5 anos, foram desenvolvidas atividades que estimulassem a parte motora da criança que nesta fase é muito forte, auxiliado também pelo livro do educador e pelas cantigas musicais.

Para o ensino fundamental foi dividido em dois volumes. Cada livro contém as informações necessárias para trabalhar o assunto, com a linguagem e atividades adequadas a cada faixa etária possibilitando que os alunos exercitem o seu aprendizado.

A coleção acompanha Livro da Família: com o objetivo de envolver os familiares, que foi desenvolvido para levar informações e esclarecimento de cada fase dentária da criança.

A cada 20 livros da Família, o município recebe o Livro do professor que, além de trazer informações sobre a obra, apresenta o objetivo, a composição da coleção, a estrutura dos livros e também sugestões de aplicação do material, indicando como o professor poderá trabalhar o conteúdo com sugestões para se aprofundar. Nele consta o livro do aluno contendo todas as respostas objetivas, facilitando o trabalho do educador.

Por se tratar de alunos de rede pública de ensino, onde na grande maioria das cidades não é disponibilizado mochila escolar e nas famílias carentes o uso de uma escova de dentes muitas vezes é coletiva, ou seja, usada pra toda a família, foi incluído no projeto uma bolsa 100% ecológica, uma necessaire 100% ecológica com itens de higiene bucal, de acordo com cada idade de cada aluno e, para os pequenos, uma pelúcia para auxiliar na aprendizagem da escovação de forma lúdica e divertida.

Além de todos os itens do projeto, é concedido pela editora a capacitação/formação dos educadores ou técnicos de saúde bucal, conforme a dinâmica de cada município.

foto>divulgação

Posts relacionados

Blumenau terá o primeiro Escritório Social de Santa Catarina

Redação

Vaguinho anuncia Deivid de Freitas Floriano para a Secretaria de Saúde de Criciúma

Redação

Eleitos para o Executivo e Legislativo de Blumenau tomarão posse no Teatro Carlos Gomes

Redação