Blog do Prisco
Notícias

Aprasc comemora 15 anos nesta quinta-feira

A Associação de Praças do Estado de Santa Catarina (Aprasc) comemora seu aniversário de 15 anos nesta quinta-feira, 25 de agosto, dia do soldado. Para marcar a data será realizado um ato na praça Tancredo Neves, em frente a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, das 15h00 às 17h00. No local, será lançada a revista especial sobre os 15 anos da Aprasc, O Praça em revista, e haverá exibição de vídeos e fotos sobre a história da entidade. No sábado, dia 27, a Aprasc também promoverá uma grande festa com palestra e almoço para apoiadores e associados, em Curitibanos.

Confira abaixo a programação:

-25/08/2016
 – Ato em comemoração aos 15 anos de fundação da Aprasc, na praça Tancredo Neves (Praça da Bandeira, em frente a Alesc) em Florianópolis, das 15h00 às 17h00[Evento público]

-27/08/2016 – Festividades e almoço em comemoração dos 15 anos de fundação da Aprasc, na Expocentro (Parque de Exposições Pouso do Torpeiro, Avenida Lions, Margens da BR 470) na cidade de Curitibanos, das 10h00 às 17h00[Evento aberto somente aos associados e convidados]

Aprasc 15 anos de luta
Não foi por acaso que o dia do soldado, 25 de agosto, foi escolhido para fundação da Aprasc. A associação foi criada a partir da necessidade de praças de organizarem-se por meio de uma entidade que os representasse na luta por direitos trabalhistas, contra discriminação salarial e jornadas de trabalho abusivas. A Aprasc foi fundada oficialmente por 33 praças, em uma assembleia no  auditório  do Hospital Florianópolis, no dia 25 de agosto de 2001. 

Para o pequeno grupo de praças que idealizou a Aprasc em reuniões clandestinas na capital havia duas certezas: a necessidade de lutar contra as injustiças da Corporação e as represálias que certamente viriam. Foi preciso um mês para que acertassem todos os detalhes, o estatuto, e começassem a executar os planos: ganhar adesão da categoria. Hoje, quinze anos depois, são quase 15 mil associados, com um histórico de lutas e conquistas que fazem a diferença na vida dos praças, nas instituições militares e na sociedade.